Linhas de ônibus intermunicipais são reajustadas após início das concessões

27/03/2024
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, reajustou o preço das passagens de transporte intermunicipal de passageiros das linhas que cruzam praças de pedágio das novas concessões rodoviárias desde o último sábado, quando foi iniciada a cobrança. O reajuste foi aplicado em toda linha que circula por rodovia concedida e que cruze praça de pedágio, levando em consideração a quilometragem percorrida, o número de eixos do veículo utilizado, e o fator de ocupação das linhas, que é a quantidade de passageiros transportados. O novo valor é aplicado a todas as seções destas linhas, mesmo quando o passageiro desce do veículo antes de passar pela praça de pedágio. Nas linhas rodoviárias o valor do pedágio consta em campo separado do valor da tarifa, assim como a taxa de embarque, que é cobrada de acordo com o município de embarque. Nas linhas metropolitanas o valor foi somado às tarifas, com as tabelas de valores reajustados disponíveis na página de Transporte de Passageiros do site do órgão. O DER é a entidade pública estadual responsável pela organização, administração e fiscalização do sistema de transportes comerciais intermunicipal de passageiros do Paraná, que atualmente conta com mais de 500 linhas em atividade, exceto o da Região Metropolitana de Curitiba, gerido pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná. Fiscais do órgão atuam na verificação de veículos e venda de passagens em todas as regiões do Estado, garantindo o cumprimento da legislação vigente e das obrigações contratuais das empresas, aplicando as sanções cabíveis sempre que qualquer irregularidade é verificada. (Repórter: Felippe Salles)