Lideranças do Oeste apostam na Nova Ferroeste para incrementar o desenvolvimento da região

18/02/2022
A Nova Ferroeste, linha férrea que será implantada pelo Governo do Paraná e que vai ligar Maracajú, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, vai tornar Cascavel e as cidades vizinhas em um grande centro logístico. Com o empreendimento, a região vai receber cargas do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraguai e Argentina, com destino ao porto paranaense. Nesta quinta-feira, o grupo de trabalho do Plano Estadual Ferroviário apresentou aos empresários da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, ACIC, o resultado do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Estudo de Impacto Ambiental, ambos já finalizados. Para Genésio Pegoraro, presidente da ACIC, os estudos mostram a vocação natural do município como uma rota importante para a circulação de mercadorias vindas de outras regiões.// SONORA GENÉSIO PEGORARO.//

Cascavel será uma das cidades mais beneficiadas entre as 49 abrangidas pelo traçado da Nova Ferroeste. É no município que está instalado o pátio da Ferroeste, linha já existente, de 248 quilômetros de trilhos entre Guarapuava e Cascavel. O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, destaca que este será o ponto de convergência das cargas vindas de Santa Catarina, do Mato Grosso do Sul, da Argentina e do Paraguai.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//

O ramal entre Cascavel e Chapecó, em Santa Catarina, foi autorizado recentemente pelo Ministério da Infraestrutura e ainda aguarda a realização de estudo. A nova ligação com o porto, com um traçado capaz de superar a Serra do Mar, vai promover um aumento da competitividade, segundo Alci Rotta Júnior, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel.// SONORA ALCI ROTTA JÚNIOR.//

Cascavel, com 336 mil habitantes, tem 45 mil empresas. O município está no trajeto de três rodovias federais: BR-277, BR-369 e BR-367. Com o avanço do projeto da Nova Ferroeste, a prefeitura faz planos para organizar a cidade e gerenciar a instalação de negócios atraídos pela renovação e ampliação da malha ferroviária. Agora, o Ibama vai abrir o prazo de 44 dias para os municípios abrangidos pelo traçado pedirem a realização das audiências sobre a Nova Ferroeste. Depois disso, o órgão vai definir os locais e as datas das audiências. Em seguida, vão ser feitas as visitas técnicas a pontos chave do projeto antes da emissão da Licença Prévia Ambiental. O projeto da Nova Ferroeste vai a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo no segundo trimestre deste ano. O vencedor vai executar a obra e explorar a estrada de ferro por 70 anos. O investimento estimado é de 29 bilhões e 400 milhões de reais. (Repórter: Felippe Salles)