Ipem-PR constata irregularidade no funcionamento de três bombas em postos de combustível
20/04/2022
O Ipem, Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, participou da operação conjunta com a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor, Agência Nacional do Petróleo e Procon, realizada nesta terça-feira. Foram fiscalizados cinco postos que revendem combustíveis líquidos em Curitiba. A equipe do Ipem verificou o correto funcionamento das bombas, com a fiscalização de sete bicos de bomba de combustível. Durante a ação, foi interditado apenas um bico por vazão abaixo do permitido, que vai contra o consumidor, e reprovados dois bicos por mangueira em mau estado de conservação e sistema de desligamento automático superior a 60 segundos. O gerente de Avaliação Técnica do Ipem-PR, Luiz Carlos Camargo, que participou da ação, afirmou que o instrumento interditado apresentou problemas no dispositivo que determina a quantidade de litros a ser entregue ao consumidor. //SONORA LUIZ CARLOS CAMARGO//
Os agentes buscam equilibrar as relações de consumo, para que não ocorram perdas nem para o consumidor nem para o empresário, quando este entrega combustível a mais. Em caso de dúvida sobre a quantidade de combustível, o consumidor pode solicitar ao posto para que faça o teste de volume, utilizando a medida padrão de 20 litros, que é obrigação do estabelecimento fornecer, sendo que o erro tolerado acima do limite é de 100ml, que vai contra o posto, e de 60ml abaixo do limite, quando o consumidor é o prejudicado. Quando isto acontecer, o consumidor deve informar o Ipem-PR para que proceda a fiscalização. Além disso, exigir a nota fiscal, para que constitua prova do abastecimento. Para denunciar, basta o consumidor enviar um e-mail para ouvidoria@ipem.pr.gov.br, pelo telefone 0800-645-0102, ou ainda acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria” e relatar o caso. (Repórter: Felippe Salles)
Os agentes buscam equilibrar as relações de consumo, para que não ocorram perdas nem para o consumidor nem para o empresário, quando este entrega combustível a mais. Em caso de dúvida sobre a quantidade de combustível, o consumidor pode solicitar ao posto para que faça o teste de volume, utilizando a medida padrão de 20 litros, que é obrigação do estabelecimento fornecer, sendo que o erro tolerado acima do limite é de 100ml, que vai contra o posto, e de 60ml abaixo do limite, quando o consumidor é o prejudicado. Quando isto acontecer, o consumidor deve informar o Ipem-PR para que proceda a fiscalização. Além disso, exigir a nota fiscal, para que constitua prova do abastecimento. Para denunciar, basta o consumidor enviar um e-mail para ouvidoria@ipem.pr.gov.br, pelo telefone 0800-645-0102, ou ainda acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria” e relatar o caso. (Repórter: Felippe Salles)