Investimentos públicos e privados fazem Porto de Paranaguá expandir a oeste do cais

27/08/2021
Investimentos públicos e de empresas privada fazem com que o Porto de Paranaguá se expanda no setor a oeste do cais. São obras iniciadas nos últimos meses, que somam 412 milhões e 700 mil reais e são realizadas pela empresa pública Portos do Paraná e pela Pasa, CAP e Klabin. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, as constantes modernizações e avanços têm tornado os terminais paranaenses mais eficientes e rentáveis, e atraído cada vez mais investimentos privados.
Em julho, a empresa pública deu início à demolição do antigo silo, que ocupa uma área de mais de dois mil metros quadrados na ponta oeste do cais. O armazém está obsoleto, em desuso desde 2009. Sem ele, novos espaços operacionais serão criados. As empresas arrendatárias percebem novas oportunidades de crescimento e dois novos terminais se erguem na ponta oeste do Porto de Paranaguá. Dentro da faixa primária, a Klabin já iniciou a construção de um armazém para celulose e bobinas de papel. Na retroárea, o Toex, Terminal Oeste de Exportação, se prepara para atender graneis de exportação. Além disso, a empresa Pasa, que também opera graneis sólidos, recebeu, esta semana, da Agência Nacional de Transporte Aquaviários, autorização para dar início à primeira fase do projeto de expansão. Luiz Teixeira da Silva Junior, diretor de operações da empresa pública, afirmou que essas intervenções aumentam o leque de possibilidades da atividade portuária.
O Toex já está, desde o início de agosto, com alvarás e licenciamentos prontos para iniciar a construção de um armazém com capacidade estática para até 88 mil toneladas de graneis sólidos de exportação. Com a construção do silo, a empresa vai se interligar, em 843 metros de esteiras já construídas, à estrutura pública de operação no berço 201. A Cavalca Administração Portuária investiu na construção de novas esteiras que ligam o armazém, com capacidade estática para 55 mil toneladas, ao berço 201. O terminal começou a embarcar no cais oeste em março deste ano. Outros detalhes podem ser conferidos em portosdoparana.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)