Investimentos bilionários vão ampliar e modernizar 14 aeroportos do Paraná
17/09/2021
O Paraná vai ter 14 aeroportos completamente modernizados nos próximos anos. Dois deles, inclusive, já estão em operação, Cascavel, na Região Oeste, e Umuarama, no Noroeste. Entre recursos do Governo do Estado, União e iniciativa privada, os investimentos superam a ordem de um bilhão e 500 milhões de reais.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o planejamento é fazer com que o transporte aéreo seja protagonista na transformação do Paraná em hub logístico da América do Sul, acompanhando a modernização de estradas, linhas férreas e dos portos de Antonina e Paranaguá. Esse conjunto estrutural vai ser essencial para a modernização e desenvolvimento do Estado nas próximas décadas, explicou Ratinho Junior. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Duas obras estão prontas e foram entregues à população. Com investimento de 40 milhões de reais, o novo terminal de Cascavel, na Região Oeste, começou a receber passageiros no fim do ano passado.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Pública custeou mais de 50% da obra, com investimento de 20 milhões e 500 mil reais, o governo federal e Itaipu Binacional também foram parceiros do projeto.
O terminal de Umuarama, no Noroeste, por sua vez, contou com apoio de quase um milhão de reais para aquisição de diversos equipamentos estruturais e de tecnologia.
Outros quatro aeroportos estão com obras em andamento. No de Pato Branco, no Sudoeste, o Estado investiu 2 milhões e 870 mil reais na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. Mais 27 milhões de reais foram destinados recentemente, o que vai permitir à prefeitura concluir a ampliação, incluindo o aumento da pista.
Já a pista do Aeroporto Municipal Aguinaldo Pereira Lima, em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, está recebendo recapeamento asfáltico e sinalização horizontal. As intervenções estão 84% executadas. O valor é de 2 milhões de reais, com recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.
Polo regional do Noroeste, Maringá vai ter ainda neste ano um aeroporto com capacidade ampliada. O terminal passa por obras orçadas em 81 milhões e 500 mil reais com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. Ratinho Junior destacou que Maringá, com isso, vai poder disputar com Campinas para ser um dos principais terminais de transporte de carga do País. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Também com recursos federais, estimados em 35 milhões e 300 mil reais, o Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai ganhar uma nova taxiway, a reforma e ampliação do pátio de aeronaves, estacionamento de veículos, cerca operacional e terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados.
Há, também, quatro protocolos em fase de instrução processual para a celebração de convênios entre Governo do Estado e municípios, em Cornélio Procópio, Arapongas no Norte e Paranavaí e Loanda, no Noroeste.
A maior fatia dos investimentos, vai ser por meio da concessão pública de quatro aeroportos paranaenses: os Internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e das Cataratas, em Foz do Iguaçu; e os regionais de Governador José Richa, em Londrina, e Bacacheri, em Curitiba. A expectativa é que eles recebam investimentos na ordem de um bilhão e 400 milhões de reais, com obras de ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura dos terminais. O acordo, finalizado em abril na Bolsa de Valores de São Paulo, B3, é válido por 30 anos.
O melhoramento da infraestrutura de transporte aéreo ajuda também o Paraná na retomada do maior programa de aviação regional do País. O Voe Paraná, interrompido em março do ano passado em razão da pandemia da Covid-19, recomeça na segunda-feira.
Os trajetos vão ser operados pela Aerosul, companhia aérea paranaense com sede em Rolândia, na região Norte. As passagens, inclusive, já podem ser compradas no site da empresa.
O roteiro prevê seis voos semanais na linha Curitiba-Apucarana. Às segundas e quartas com saída de Apucarana. Às terças e quintas com saídas de Curitiba. E, nas sextas-feiras, o trecho completo, com ida e volta. Apenas nas segundas é que voo sai de Arapongas, onde está instalado o hangar da companhia.
A ligação entre Curitiba e Pato Branco, por sua vez, terá saídas da Capital de terça a sexta. Os voos do Sudoeste partem às terças, quartas e sextas.
Atualmente há linhas aéreas periódicas ligando Curitiba a Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, operadas por companhias aéreas Azul, Gol e Latam.
Mais detalhes e informações sobre o estágio das reformas dos aeroportos paranaenses, podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o planejamento é fazer com que o transporte aéreo seja protagonista na transformação do Paraná em hub logístico da América do Sul, acompanhando a modernização de estradas, linhas férreas e dos portos de Antonina e Paranaguá. Esse conjunto estrutural vai ser essencial para a modernização e desenvolvimento do Estado nas próximas décadas, explicou Ratinho Junior. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Duas obras estão prontas e foram entregues à população. Com investimento de 40 milhões de reais, o novo terminal de Cascavel, na Região Oeste, começou a receber passageiros no fim do ano passado.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Pública custeou mais de 50% da obra, com investimento de 20 milhões e 500 mil reais, o governo federal e Itaipu Binacional também foram parceiros do projeto.
O terminal de Umuarama, no Noroeste, por sua vez, contou com apoio de quase um milhão de reais para aquisição de diversos equipamentos estruturais e de tecnologia.
Outros quatro aeroportos estão com obras em andamento. No de Pato Branco, no Sudoeste, o Estado investiu 2 milhões e 870 mil reais na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. Mais 27 milhões de reais foram destinados recentemente, o que vai permitir à prefeitura concluir a ampliação, incluindo o aumento da pista.
Já a pista do Aeroporto Municipal Aguinaldo Pereira Lima, em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, está recebendo recapeamento asfáltico e sinalização horizontal. As intervenções estão 84% executadas. O valor é de 2 milhões de reais, com recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.
Polo regional do Noroeste, Maringá vai ter ainda neste ano um aeroporto com capacidade ampliada. O terminal passa por obras orçadas em 81 milhões e 500 mil reais com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. Ratinho Junior destacou que Maringá, com isso, vai poder disputar com Campinas para ser um dos principais terminais de transporte de carga do País. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Também com recursos federais, estimados em 35 milhões e 300 mil reais, o Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai ganhar uma nova taxiway, a reforma e ampliação do pátio de aeronaves, estacionamento de veículos, cerca operacional e terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados.
Há, também, quatro protocolos em fase de instrução processual para a celebração de convênios entre Governo do Estado e municípios, em Cornélio Procópio, Arapongas no Norte e Paranavaí e Loanda, no Noroeste.
A maior fatia dos investimentos, vai ser por meio da concessão pública de quatro aeroportos paranaenses: os Internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e das Cataratas, em Foz do Iguaçu; e os regionais de Governador José Richa, em Londrina, e Bacacheri, em Curitiba. A expectativa é que eles recebam investimentos na ordem de um bilhão e 400 milhões de reais, com obras de ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura dos terminais. O acordo, finalizado em abril na Bolsa de Valores de São Paulo, B3, é válido por 30 anos.
O melhoramento da infraestrutura de transporte aéreo ajuda também o Paraná na retomada do maior programa de aviação regional do País. O Voe Paraná, interrompido em março do ano passado em razão da pandemia da Covid-19, recomeça na segunda-feira.
Os trajetos vão ser operados pela Aerosul, companhia aérea paranaense com sede em Rolândia, na região Norte. As passagens, inclusive, já podem ser compradas no site da empresa.
O roteiro prevê seis voos semanais na linha Curitiba-Apucarana. Às segundas e quartas com saída de Apucarana. Às terças e quintas com saídas de Curitiba. E, nas sextas-feiras, o trecho completo, com ida e volta. Apenas nas segundas é que voo sai de Arapongas, onde está instalado o hangar da companhia.
A ligação entre Curitiba e Pato Branco, por sua vez, terá saídas da Capital de terça a sexta. Os voos do Sudoeste partem às terças, quartas e sextas.
Atualmente há linhas aéreas periódicas ligando Curitiba a Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, operadas por companhias aéreas Azul, Gol e Latam.
Mais detalhes e informações sobre o estágio das reformas dos aeroportos paranaenses, podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)