Interligação do Rio Cotegipe amplia o abastecimento e suspende rodízio em Nova Prata do Iguaçu

14/02/2022
A conclusão das obras de captação e transbordo de água do Rio Cotegipe até o Rio Santa Cruz, em Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, levou a Sanepar a suspender nesta segunda-feira o rodízio no fornecimento na cidade. Concluída na semana passada, a captação emergencial está contribuindo com cerca de 900 mil litros de água por dia. Ela é transportada para a captação do Rio Santa Cruz e de lá segue para o processo de tratamento e distribuição. O Rio Cotegipe passou a ser responsável por 60% do abastecimento da cidade. O gerente regional da Sanepar Valdir Dalsente explica que foram implantados 720 metros de uma adutora de água com diâmetro de 160 milímetros.// SONORA VALDIR DALSENTE.//

O investimento foi de 120 mil reais. Para realizar as obras emergenciais de assentamento da tubulação, a Sanepar teve o apoio e parceria da Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu. O Rio Santa Cruz, até então, principal manancial de abastecimento da cidade, veio perdendo vazão ao longo da estiagem, chegando a reduzir em 70% o volume de água disponível para captação. Por isso, no fim de janeiro foi implantado o rodízio no abastecimento da cidade. Os dois rios e o poço produzem, juntos, um milhão e 500 mil litros de água diariamente, volume suficiente para atender a demanda do município. O Paraná e a Região Sudoeste vivem uma das piores estiagens dos últimos 90 anos, o que levou à redução do volume de rios, minas e poços em muitas cidades. A Sanepar alerta que a economia de água deve ser mantida. No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que sejam priorizados o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800-200-0115. (Repórter: Felippe Salles)