Intercâmbios, novos professores e plataformas em alta marcam primeiro trimestre da Educação

24/05/2024
A Secretaria de Estado da Educação apresentou nesta semana a mais de 700 professores, técnicos e servidores o primeiro balanço trimestral do ano, com os números relativos a investimentos e melhorias implementados no sistema educacional do Paraná nos três primeiros meses do ano letivo. Entre os principais destaque estiveram a nomeação de novos professores concursados, os programas voltados à capacitação dos profissionais, investimentos em obras de infraestrutura, ampliação do acesso a tecnologias educacionais e oferta das modalidades de ensino técnico e profissionalizante. Já no programa Formadores em Ação Municípios, ação integrante do Programa Educa Juntos, pelo qual o Governo do Estado fornece material didático e formação continuada aos professores dos municípios, o estudo tem como foco a Alfabetização na Perspectiva do Letramento a partir do material Educa Juntos de Língua Portuguesa a Matemática. Podem participar do programa cursistas dos 399 municípios. Após dez anos sem concurso público para composição do Quadro Próprio do Magistério da rede estadual de ensino, 1.195 novos professores foram empossados no início do trimestre letivo, após aprovação no concurso de junho do ano passado. Neste mês mais 1.106 professores foram nomeados. Todos os 32 Núcleos Regionais de Educação receberam novos profissionais. Em 2019, o número de vagas no ensino técnico girava em torno de 14 mil ao ano. Em 2022, esse número saltou para 29 mil, e em 2023, chegou a 38 mil vagas disponíveis na rede estadual. O Paraná cresceu mais de 230% nesse espaço de tempo na oferta de Educação Profissional. A área de ensino com maior expansão foi a de Tecnologia da Informação, com ampliação de 616% de matrículas nos cursos. Ao longo do ano passado, 20 mil estudantes de cursos técnicos conseguiram entrar, pela primeira vez, no mercado de trabalho. (Repórter: Gustavo Vaz)