Instituto Água e Terra moderniza Escritórios Regionais para intensificar fiscalização via satélite

23/04/2021
O Paraná, através do Instituto Água e Terra, vai intensificar a fiscalização e a emissão de multas remotas neste ano, utilizando como base ferramentas via satélite. O órgão investiu em mais profissionais, celulares e impressoras que vão auxiliar nas ações dos 21 Escritórios Regionais. No ano passado, duas forças-tarefas serviram de piloto para o confronto de informações. Em ambas, os dados de alertas emitidos pelo MapBiomas, ferramenta que informa áreas de desmatamento com o uso de imagens temporais de alta resolução, foram comprovados. Segundo o diretor de licenciamento e outorga do IAT, José Volnei Bisognin, o uso de tecnologias garante mais precisão na fiscalização ambiental.//SONORA JOSÉ VOLNEI BISOGNIN//. De acordo com ele, a junção de instituições como o Aguas Paraná e IAP, com a criação do Instituto Água e Terra, permitiu, pela primeira vez, operações conjuntas de fiscalização de outorga e licenciamento no Estado. José Volnei destacou também que em breve o IAT aplicará multas eletrônicas, o que trará mais agilidade ao processo.//SONORA JOSÉ VOLNEI BISOGNIN//.O Paraná tem cerca de 6 milhões de hectares preservados e é o Estado brasileiro com maior remanescente da Mata Atlântica, considerando os estágios inicial, médio e avançado. Ao todo, 29% do território paranaense são cobertos por floresta nativa. Em meados dos anos 90, as fiscalizações ambientais eram realizadas através de emissão de rotas fixas. O órgão ambiental estadual conseguiu avançar, aliando as rotas às denúncias da população e, mais recentemente, trabalhando com rotas, denúncias e o MapBiomas. As chefias dos Escritórios Regionais são orientadas a consultar a plataforma com imagens de satélite regularmente, toda semana. Somente neste ano, nove multas foram emitidas de maneira remota no Paraná, através dos alertas emitidos pelo MapBiomas.(Repórter Rudi Bagatini).