Implantação de energia solar em escolas é exemplo de sustentabilidade

23/04/2021
A implantação de sistemas de geração de energia com células fotovoltaicas nas escolas municipais do Paraná é um bom exemplo de ações do Governo do Estado voltadas à sustentabilidade. No projeto-piloto, foram destinados 46 milhões e 500 mil reais para levar a tecnologia a 224 escolas de Balsa Nova, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e São José dos Pinhais. O compromisso do Governo com a adoção de critérios para promover o desenvolvimento sustentável foi reafirmado pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, nesta sexta-feira, segundo dia da Cúpula do Clima, que acontece nos Estado Unidos.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA.//
O primeiro contrato desse projeto que leva sustentabilidade às escolas municipais foi assinado neste mês com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. As ações do Programa Zero Energia serão executadas, nesta fase, com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, com contrapartidas municipais via operações de crédito, por meio da Fomento Paraná, e a assistência técnica operacional do Serviço Social Autônomo Paranacidade. Desde janeiro de 2019, a secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano autorizou a liberação de um bilhão e 880 milhões de reais do Tesouro do Estado e de operações de crédito para viabilizar 3.172 ações em todo o Estado, como pavimentação, urbanização, construção de praças, implantação de parques; construção ou reforma de unidades de saúde, creches e escolas ou de aquisição de equipamentos, máquinas, veículos e serviços. (Repórter: Rudi Bagatini)