Ibama aprova Estudo de Impacto Ambiental da Nova Ferroeste
24/01/2022
O Ibama publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental da Nova Ferroeste, executado pela Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O relatório com mais de 3 mil páginas estava em análise desde novembro, quando o Governo do Paraná protocolou o resultado final. Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário, destacou a importância da etapa e também para começar a trabalhar as audiências públicas. //SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES//
Uma cópia física do Relatório de Impacto Ambiental e o link para o acesso digital do Estudo foi enviada para as prefeituras dos 49 municípios contidos no traçado da futura estrada de ferro. O estudo completo está disponível no site www.novaferroeste.pr.gov.br . Outras entidades federais e estaduais também receberam uma cópia do documento. A partir da comprovação dessas entregas, o Ibama vai fazer uma nova publicação no Diário Oficial da União, na qual vai indicar o início do prazo de 45 dias para a realização das audiências públicas, conforme explicou o coordenador-geral do Estudo de Impacto Ambiental, Daniel Macedo Neto. //SONORA DANIEL MACEDO NETO//
O projeto da Nova Ferroeste prevê a ampliação nos dois sentidos da atual Ferroeste S/A, que tem 248 quilômetros, entre Cascavel e Guarapuava. A ligação de 1.304 quilômetros vai partir de Maracaju, no Mato Grosso do Sul com destino a Paranaguá, no Litoral, além de um ramal para Foz do Iguaçu, formando o Corredor Oeste de Exportação. Os estudos de viabilidade apontam a circulação de cerca de 38 milhões de toneladas de grãos e contêineres refrigerados no primeiro ano de operação plena. O empreendimento deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, B3, no segundo trimestre desse ano. O investimento estimado é de 29 bilhões e 400 milhões de reais. O vencedor do leilão vai executar a obra e explorar o trecho por 70 anos. O estudo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar com 150 pessoas da Fipe, responsável pela coleta e análise dos dados, para levantar informações sobre a flora, os meios físicos e geológicos, além de avaliar a qualidade da água nas bacias hidrográficas e do ar ao longo do traçado. (Repórter: Gustavo Vaz)
Uma cópia física do Relatório de Impacto Ambiental e o link para o acesso digital do Estudo foi enviada para as prefeituras dos 49 municípios contidos no traçado da futura estrada de ferro. O estudo completo está disponível no site www.novaferroeste.pr.gov.br . Outras entidades federais e estaduais também receberam uma cópia do documento. A partir da comprovação dessas entregas, o Ibama vai fazer uma nova publicação no Diário Oficial da União, na qual vai indicar o início do prazo de 45 dias para a realização das audiências públicas, conforme explicou o coordenador-geral do Estudo de Impacto Ambiental, Daniel Macedo Neto. //SONORA DANIEL MACEDO NETO//
O projeto da Nova Ferroeste prevê a ampliação nos dois sentidos da atual Ferroeste S/A, que tem 248 quilômetros, entre Cascavel e Guarapuava. A ligação de 1.304 quilômetros vai partir de Maracaju, no Mato Grosso do Sul com destino a Paranaguá, no Litoral, além de um ramal para Foz do Iguaçu, formando o Corredor Oeste de Exportação. Os estudos de viabilidade apontam a circulação de cerca de 38 milhões de toneladas de grãos e contêineres refrigerados no primeiro ano de operação plena. O empreendimento deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, B3, no segundo trimestre desse ano. O investimento estimado é de 29 bilhões e 400 milhões de reais. O vencedor do leilão vai executar a obra e explorar o trecho por 70 anos. O estudo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar com 150 pessoas da Fipe, responsável pela coleta e análise dos dados, para levantar informações sobre a flora, os meios físicos e geológicos, além de avaliar a qualidade da água nas bacias hidrográficas e do ar ao longo do traçado. (Repórter: Gustavo Vaz)