IAT avalia se acidente na BR-376 comprometeu água de rios do Litoral

16/02/2022
O IAT investiga a extensão do acidente ambiental que atingiu o Rio da Santa e o Rio São João, em Guaratuba, no Litoral do Estado, nesta quarta-feira. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 667 da BR-376, no início da manhã, com despejo de produto químico em um córrego que desemboca em dois rios. O caminhão que tombou na rodovia estava carregado com 32 mil litros de rejeito industrial ácido corrosivo. A equipe do Escritório Regional do IAT no Litoral coletou material nos rios afetados para análise. O Rio São João é uma opção de lazer e pesca para veranistas. O local passou cerca de um ano interditado por conta de um acidente que ocorreu no ano passado, em que a carga tóxica de um caminhão também atingiu o rio. A prática de atividades foi liberada no início deste mês. Uma nova interdição dos dois locais atingidos pelo acidente desta quarta-feira será definida após o resultado da análise da qualidade da água e a emissão de laudo técnico. Com apoio da prefeitura de Garuva, em Santa Catarina, a população é alertada com placas de Alerta/Risco nas áreas afetadas, não sendo indicado o contato com a água. O IAT vai emitir um Relatório de Inspeção Ambiental para a empresa responsável pela carga, solicitando a apresentação de Plano de Monitoramento do solo afetado e das águas superficiais. (Repórter: Felippe Salles)