Hospital Regional de Maringá faz cirurgias para pacientes com perda auditiva severa

18/04/2024
O Hospital Universitário Regional de Maringá é o único hospital do Interior do Estado a realizar pelo SUS o implante coclear, um dispositivo de alta tecnologia usado na reabilitação da surdez, que beneficia pacientes de todas as idades. O hospital atende os 115 municípios que fazem parte da macrorregião Noroeste. O local é habilitado desde 2014 para fazer dois procedimentos por mês, sendo que os primeiros começaram em 2016. O implante coclear é um procedimento complexo desde o diagnóstico, pois deve ser bem detalhado para ter certeza que o paciente tem uma perda de audição muito severa. O feixe de eletrodos tem a intenção de aproximação com o nervo auditivo, pois o princípio de funcionamento do implante é a estimulação direta. Para isso, o paciente usa um dispositivo externo chamado processador de fala, que capta o som por meio de um microfone, transforma em sinais elétricos e passa essas informações ao dispositivo interno através de uma antena coaptada à pele por um imã. Assim, o dispositivo interno estimula o nervo e o paciente tem a sensação auditiva. A cirurgia dura em torno de três horas e geralmente o paciente recebe alta no dia seguinte com orientação a ter um repouso relativo durante a primeira semana. Pouco tempo depois acontece uma consulta de retorno para constatar a evolução do procedimento e a partir disso o paciente é acompanhado pela equipe de fonoaudiólogos, sendo uma das fases mais importantes do tratamento. Além do Hospital Universitário de Maringá, que recebe recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também faz o procedimento, de maneira privada e pelo SUS. (Repórter: Gustavo Vaz)