Grupo de trabalho dá início ao Plano Estadual Ferroviário

04/08/2020
O grupo criado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para a elaboração do Plano Estadual Ferroviário teve a primeira reunião nesta terça-feira. O Plano deverá propor as diretrizes para a desestatização e o desenvolvimento sustentável dos serviços de transporte ferroviário no Estado. O grupo tem, como primeira missão, a contratação de Estudo de Impacto Ambiental e diligência prévia para avaliação dos ativos da Ferroeste. Na abertura da reunião, o secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, falou da importância do modal ferroviário, especialmente na retomada da economia após a pandemia do novo coronavírus.// SONORA VALDEMAR BERNARDO JORGE.//
A intenção do governo é que os primeiros trilhos da ampliação prevista para a malha da Ferroeste sejam instalados em 2022. Segundo o engenheiro Luiz Henrique Fagundes, que coordena os trabalhos, o projeto está alinhado com as iniciativas da Secretaria de Infraestrutura e Logística e conta com apoio integral da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
A Ferroeste, que é operada pelo Governo do Paraná e atualmente possui malha que liga os municípios de Cascavel e Guarapuava, está qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, o que significa que a União vai ajudar o Paraná com apoio técnico regulatório necessário para a atração de investidores. A expectativa é concluir o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental e privatizar a ferrovia até o fim de 2021. O cronograma prevê, também, estudo de viabilidade de extensão de uma nova ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário entre Cascavel a Guarapuava, a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. (Repórter: Amanda Laynes)