Governo reafirma compromisso com a Educação e parceria com os municípios

15/02/2022
O vice-governador do Estado, Darci Piana, assinou nesta terça-feira, o protocolo de intenções que reafirma o compromisso para a ampliação contínua das estratégias educacionais do programa Educa Juntos. Implementado no final de 2020, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização desde a Educação Infantil. O ato ocorreu durante o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a presença de gestores de escolas municipais de todo o Estado. No evento também foram apresentadas as ações desenvolvidas no ano passado e o que vai acontecer durante 2022. O vice-governador afirmou que o Estado investe em educação para no futuro colher inovação e transformação. // SONORA DARCI PIANA //

De acordo com o secretário estadual de Educação, Renato Feder, o Paraná foca em desenvolver a área dentro dos municípios. // SONORA RENATO FEDER //

Neste ano, as principais ações na área de Educação para os municípios são mantidas e ampliadas, como a distribuição do material didático do Programa Educa Juntos. No ano passado, foram entregues livros de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. A ação beneficiou diretamente cerca de 180 mil estudantes. Desta vez, serão atendidos cerca de 280 mil alunos, do 1° ao 3° ano. Além disso, a proposta envolve a oferta de suporte pedagógico e técnico, e a promoção de ações colaborativas para garantir qualidade do ensino público desde a base. Também em 2022 será ofertado o Sistema Educacional da Rede de Proteção para 296 municípios. O programa serve para monitorar a frequência dos alunos e garantir o máximo de aproveitamento dos estudantes. Por fim, a parceria entre Estado e municípios envolve o subsídio das secretarias municipais com material e estratégias pedagógicas para a retomada da aprendizagem dos estudantes. O segundo dia do seminário é nesta quarta-feira, e tem oficinas nos períodos da manhã e tarde, além de salas com os técnicos do Sistema Educacional da Rede de Proteção, para atender os coordenadores pedagógicos das secretarias municipais. (Repórter: Gustavo Vaz)