Governo libera R$ 10,3 milhões para financiar entrada da casa própria a 689 famílias

13/09/2021
Mais 689 famílias paranaenses vão ter acesso à casa própria facilitado pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a homologação do segundo lote de empreendimentos da nova modalidade do Casa Fácil Paraná, programa que concede subsídios de 15 mil reais para famílias que comprarem imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal. Os recursos liberados somam 10 milhões e 300 mil reais apenas nesta etapa.

As obras vão ser executadas por construtoras com projetos que já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal no programa Casa Verde e Amarela, e homologados pela Cohapar para a concessão dos benefícios estaduais. Esses projetos somam mil e trinta novas unidades habitacionais em todo o Estado, e 151 milhões e 700 mil em investimentos pelas construtoras.

O governador Ratinho Junior destacou que o Casa Fácil Paraná é o maior programa habitacional do país.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Somada à primeira etapa anunciada em agosto, já são três mil e sessenta casas que contam com subsídio de recursos estaduais, com investimentos de 45 milhões de reais, cerca de 10% da meta do programa.

E esse é só o início, destaca o presidente da Cohapar, Jorge Lange.// SONORA JORGE LANGE.//

Os novos empreendimentos vão ser construídos em 12 municípios. São eles: Bituruna, Campo Mourão, Cantagalo, Castro, Dois Vizinhos, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itapejara d'Oeste, Missal, Pinhais, Quatro Pontes e São João do Triunfo.

O anúncio das novas casas é um dos motivos para comemoração de Quatro Pontes, no Oeste. O município vai receber 31 novas casas, todas com auxílio do Governo do Estado para o financiamento. O subsídio estadual será de 465 milhões de reais.

O prefeito, João Inácio Laufer, aponta que o investimento vem em boa hora, já que fomenta a infraestrutura urbana em um momento de expansão econômica. Ele aponta que a economia do município é voltada ao agronegócio, e que fábricas de ração e frigoríficos de peixe se somam ao movimento de industrialização da agropecuária.// SONORA JOÃO INÁCIO LAUFER.//

Castro foi a cidade contemplada com mais imóveis subsidiados pelo Casa Fácil neste lote. Serão dois conjuntos habitacionais de 192 imóveis cada, totalizando 384 unidades, com metade delas subsidiadas. O investimento do Estado através do programa é de 2 milhões e 880 mil.

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, celebrou a chegada dos investimentos.// SONORA MOACYR ELIAS FADEL JUNIOR.//
O principal objetivo do programa é auxiliar na redução do déficit habitacional do Estado, que atualmente é de 322 mil casas, de acordo com o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, realizado pela Cohapar. Das famílias que integram esse indicador, 90% têm renda de até três salários mínimos, público-alvo do programa.

Além do impacto social às famílias diretamente atendidas, a modalidade deve atrair cerca de 3 bilhões e 500 milhões de reais em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para as obras, com expectativa de geração de aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos na indústria da construção civil.

Mais informações sobre como participar do programa e a lista completa com os projetos homologados em cada cidade estão disponíveis no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)