Governo do Paraná lança linha de crédito para transporte de passageiros

07/08/2020
Empreendimentos de micro e pequeno porte de transporte de passageiros por fretamento, que tiveram as atividades paralisadas pela Covid-19, terão acesso a uma linha especial de microcrédito. Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria de Estado da Fazenda está transferindo do Tesouro Estadual R$ 10 milhões ao FDE, Fundo de Desenvolvimento Econômico, para criação da linha de microcrédito pela Fomento Paraná. Ratinho Junior recebeu a solicitação por parte de profissionais que foram afetados por medidas como a suspensão de aulas nas escolas públicas e privadas, e dos eventos ligados ao turismo, conforme explicou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.
A contratação das operações será feita por meio da rede de agentes de crédito e correspondentes da instituição financeira em todo o Estado, ou diretamente pelo site fomento.pr.gov.br. Esta linha terá os mesmos requisitos do programa Paraná Recupera, com análise cadastral simplificada e apenas aval do proprietário ou dos sócios como garantia, sem cobrança de tarifa. O crédito será liberado em parcela única, a uma taxa de juros de 0,40% ao mês, o que dá 4,91% ao ano, com prazo de carência de nove meses para começar a pagar e 36 para liquidar as parcelas. A estimativa do diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves, é que os recursos poderão atender em torno de mil empreendedores.
Os limites de crédito serão determinados conforme a condição do empreendimento, como tempo de formalização e porte. As regras foram estabelecidas após discussões com representantes do segmento como o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Curitiba e Municípios do Paraná; Associação de Transportes do Paraná, e Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar em Curitiba. Elas podem ser conferidas no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. A Fomento Paraná registrou até esta quarta, 47.840 solicitações de crédito recebidas de empreendedores para a linha Paraná Recupera, desde 27 de março. Foram liberados até o momento 19.051 contratos, que somam 110 milhões de reais, e outras 2.100 operações estão em fase final de processamento para contratação. Além destas, 8.500 propostas que estão em fase inicial de cadastramento e análise. (Repórter: Wyllian Soppa)