Governo do Paraná estuda ampliação do comércio exterior do Paraguai pelo Porto de Paranaguá

29/03/2022
O Governo do Estado e instituições privadas como o TCP, Terminal de Contêineres de Paranaguá estudam a ampliação das importações e exportações do Paraguai pelo Porto de Paranaguá. O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou nesta terça-feira, em evento promovido pela TCP, uma maior integração logística entre o Paraná e o país vizinho, tendo em vista os projetos em curso no Estado para a modernização dos modais de infraestrutura. Utilizado historicamente como a principal rota de acesso para o comércio exterior paraguaio, o porto perdeu protagonismo em 2003, quando o bloqueio do Estado a produtos transgênicos fez com que o País desenvolvesse um sistema de hidrovias nos rios Paraguai e Paraná, escoando boa parte dos produtos por portos da Argentina e do Uruguai. Agora, com projetos como a Nova Ferroeste, o novo programa de concessões rodoviárias, a Ponte de Integração Brasil-Paraguai e os investimentos no Porto de Paranaguá, o Estado tem a oportunidade de se tornar novamente a principal porta de entrada e de saída do Paraguai para o mar. Ratinho Junior afirmou ter a missão de fazer um resgate histórico da parceria, que por anos foi muito importante e o Estado está à disposição para construir projetos com o setor produtivo paraguaio para atender a logística do País. //SONORA RATINHO JUNIOR//

Juan Carlos Munhoz, diretor-geral da Administração Nacional de Navegação e Portos, autarquia do governo paraguaio de exploração dos serviços portuários, destacou que algumas decisões políticas fizeram com que a carga paraguaia buscasse outros corredores. //SONORA JUAN CARLOS MUNHOZ//

O diretor Comercial e Institucional da TCP, Thomas Lima, explicou que o eixo logístico poderia ser muito mais aproveitado do que é atualmente, o que geraria uma competitividade muito interessante para as empresas paraguaias, além de ganhos para o Paraná. //SONORA THOMAS LIMA//

Entre as iniciativas apresentadas pelo governador, o principal destaque é para a Nova Ferroeste, estrada de ferro que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. Vão ser 1.300 quilômetros de extensão, incluindo um ramal entre Foz de Iguaçu e Cascavel que vai ser construído justamente para absorver a produção paraguaia. Segundo Luiz Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, a Nova Ferroeste vai permitir que Paranaguá se torne o principal porto do Paraguai, com a redução dos custos logísticos e do tempo de carga. //SONORA LUIZ FAGUNDES//

Também deve ir a leilão ainda neste ano, na Bolsa de Valores, o novo programa de concessões rodoviárias do Paraná, que vai contar com 3 mil e 300 quilômetros de rodovias estaduais e federais. A previsão é de 44 bilhões de reais de investimentos em obras, incluindo 1700l quilômetros de duplicações. Já o Porto de Paranaguá, considerado por dois anos consecutivos como o terminal com a melhor gestão portuária do País, prevê investimentos privados de 2 bilhões e 600 milhões de reais nos próximos anos com a arrendamento de novas áreas. (Repórter: Gustavo Vaz)