Governo do Estado orienta empresas sobre os benefícios do distrito industrial de exportação de Umuarama

07/02/2022
O edital para escolha da empresa responsável pela implementação e administração da Zona de Processamento de Exportações de Umuarama foi prorrogado até o dia 29 de março. O projeto é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Invest Paraná, com apoio da prefeitura do município do Noroeste do Estado. A ZPE é uma área de livre comércio, um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos e liberdade cambial, ou seja, não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações. As empresas também possuem procedimentos administrativos simplificados, o que garante mais competitividade. Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o objetivo principal é promover o desenvolvimento do Estado com a marca da sustentabilidade.// SONORA MÁRCIO NUNES.//

De acordo com a Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado e articuladora do projeto, as empresas interessadas em operar na ZPE de Umuarama podem entrar em contato para obter mais informações sobre o projeto.
Assim que for encerrada a seleção do administrador, o Estado, o município e o administrador vencedor da licitação vão solicitar ao governo federal o decreto necessário para a formalização da ZPE. O objetivo é gerar renda, emprego e movimentar a economia da região. Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o próximo passo é buscar as empresas interessadas em se instalar na área.
Para o chefe da Divisão de Indústria e Comércio da Prefeitura de Umuarama, Paulo Leon Baraniuk, a ZPE permitirá o equilíbrio da balança comercial do município, que hoje importa mais do que exporta.// SONORA PAULO LEON.//

As indústrias instaladas na ZPE de Umuarama terão um vasto rol de benefícios na importação de bens para fins de produção e na exportação de produtos. Um dos destaques é a “liberdade cambial”, ou seja, as empresas podem manter permanentemente no Exterior as divisas obtidas em suas exportações. Outra vantagem é que não há exigência de IPI, Cofins e PIS/Pasep para aquisição de bens e serviços no mercado interno. Já no âmbito dos tributos estaduais, há a isenção de ICMS nas importações e nas compras no mercado interno, além de incentivos na esfera municipal. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)