Governo do Estado está finalizando obras para acabar com alagamentos na PR-650, no Vale do Ivaí

03/10/2022
As obras para recuperação da PR-650 entre Godoy Moreira e São João do Ivaí, no Vale do Ivaí, estão quase finalizadas. Todos os segmentos estão com a pavimentação concluída e liberados para o tráfego. A rodovia é a principal ligação de Godoy Moreira com o restante do Estado. O trecho, com 33 quilômetros de extensão, era um ponto crítico de alagamentos causados pela elevação de águas fluviais que cercam a via, principalmente em dias de chuva. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, a obra representa uma meta social cumprida pelo Governo do Paraná. //SONORA FERNANDO FURIATTI//

Foram executados pelo DER/PR uma nova ponte com maior elevação sobre o Rio Bananeira, além de correção de outros cinco segmentos críticos, que receberam a elevação do nível do pavimento, conhecido como greide, para deixar a pista sem riscos de alagamento. O investimento é de cerca de 15 milhões e 500 mil reais, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Segundo o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, restam apenas detalhes para finalização. //SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES//

A obra integra um projeto do Governo do Estado para resolver o problema da região. No mesmo trecho já foram executadas as obras da nova ponte sobre o Rio da Bulha e a correção do greide na localidade conhecida como Água do Sapo. O projeto incluiu serviços em seis segmentos diferentes. Sobre o Rio Bananeiras, a antiga ponte foi substituída por uma nova. Nos encontros de águas fluviais conhecidos como Água da Anta e Água das Antas foram executadas novas galerias de concreto e correção de greide. Já o trecho de Água Paraguaia, além da elevação do nível, também recebeu uma correção da pista visando a segurança dos motoristas. Na Água do Mangueirão foram realizados serviços para lidar com enchentes e corrigida a geometria de uma curva, mantendo o restante do traçado da pista. Por fim, no trecho de Água do Chalé, foi feita apenas elevação de nível, sem mudanças no traçado. (Repórter: Flávio Rehme)