Governo do Estado distribui Vacinas da Pfizer para nove municípios nesta segunda-fera

23/05/2021
As 39.780 doses de vacina da Pfizer/BioNTech recebidas na semana passada pelo Paraná serão enviadas para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Interior nesta segunda-feira. O município de Curitiba retirou as doses no Cemepar, o Centro de Medicamentos do Paraná na semana passada.
Nesta remessa foram contempladas, além da Capital, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. A Secretaria de Estado da Saúde definiu a distribuição considerando a capacidade de armazenamento, conservação e aplicação dos imunizantes que exigem cuidados específicos.
A vacina pode ficar armazenada entre 2º e 8ºC por até cinco dias, segundo o Ministério da Saúde, o que facilita a descentralização. Este intervalo possibilita que, seguindo os prazos corretos, a vacina seja aplicada com eficiência. No Cemepar elas ficam em ultrafreezers de -70°C, que é a exigência de armazenamento de longo prazo.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que as equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição das vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentralizará as doses para o maior número de cidades possível.
A primeira remessa ficou apenas com Curitiba e a segunda seguiu também para Londrina, Maringá e Cascavel.
As doses contemplam a primeira aplicação (D1) da vacina em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e mulheres que tiveram bebês a menos de 45 dias com comorbidades, que é o maior entre os grupos prioritários do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que tem 4 milhões e 800 mil pessoas.
A distribuição das doses por município pode ser conferida em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias . (Repórter: Flávio Rehme)