Governo do Estado cria comissão para acompanhar procedimentos contábeis patrimoniais

17/09/2021
Uma força-tarefa coordenada pela Contabilidade Geral do Estado, vinculada à Secretaria da Fazenda, vai organizar um Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais no Estado. O Governo do Paraná instituiu nesta semana uma comissão para tratar o assunto, chamada Comissão de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Depreciação, Amortização, Exaustão, Reavaliação e Redução ao Valor Recuperável dos Bens Móveis e Imóveis da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado do Paraná.
Ela vai dar continuidade ao processo de convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos padrões internacionais, conforme previsto na Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional.
O objetivo é criar um fluxo de trabalho que estabeleça procedimentos patrimoniais a serem observados para a consolidação das contas públicas do Estado sob a mesma base conceitual, com considerações acerca da descrição do procedimento, das fontes normativas e dos passos necessários para a respectiva implantação.
Na prática, esse processo vai garantir à população melhorias na qualidade da informação, na transparência para fins de prestação de contas para a sociedade e os órgãos de controle das políticas públicas executadas pelo Governo.
A contadora Geral do Estado, Cristiane Berriel, destacou ser uma medida que contribui para uma gestão cada vez mais transparente. //SONORA CRISTIANE BERRIEL//
Sob responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, o plano de implantação de procedimentos contábeis patrimoniais é uma demanda atribuída pela Lei de Responsabilidade Fiscal no intuito de consolidar contas públicas nacionais e normatizar regras gerais dessa consolidação.
Ele visa estabelecer métodos para o cumprimento de prazos-limite com vistas à adequada consolidação das contas públicas e a instrumentalização do controle interno, externo e social. (Repórter: Flávio Rehme)