Governo do Estado assina contrato de obra que vai solucionar quedas de rochas da PRC-466, em União da Vitória, na região Sul
04/10/2022
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, assinou o contrato da obra para estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória, na região Sul do Estado. A execução do projeto vai resolver a queda de rochas na pista, principalmente em dias chuvosos, nas proximidades da Ponte Manuel Ribas, numa extensão de 400 metros. A empresa que venceu o processo de licitação tem agora 15 dias para elaborar e apresentar o plano de trabalho. Em seguida, são iniciados a implantação de canteiro de obras, o deslocamento de maquinário e a contratação de colaboradores para solucionar a situação no trecho da rodovia. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, este trecho tem um ponto crítico com queda de rochas que geralmente bloqueiam o tráfego por completo. //SONORA FERNANDO FURIATTI//
A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que vai passar por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base. O investimento total é de aproximadamente 4 milhões e 300 mil reais, beneficiando mais de 60 mil moradores da região, além dos condutores que trafegam pela PRC-466. O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explicou que a obra deve ser concluída em 180 dias a partir da emissão da ordem de serviço. //SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES//
Entre a rodovia e o Rio Iguaçu vão ser implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d’água. Para a solução da drenagem, estão previstas sarjetas em concreto no pé do talude e na banqueta, conectadas à caixa coletora e bueiro, valetas de proteção e drenos longitudinais em solo e rocha. As duas pistas novas vão ter faixas de segurança, uma ciclovia, e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da rodovia. Além disso, vai ser realizada nova pintura da sinalização horizontal. (Repórter: Flávio Rehme)
A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que vai passar por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base. O investimento total é de aproximadamente 4 milhões e 300 mil reais, beneficiando mais de 60 mil moradores da região, além dos condutores que trafegam pela PRC-466. O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explicou que a obra deve ser concluída em 180 dias a partir da emissão da ordem de serviço. //SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES//
Entre a rodovia e o Rio Iguaçu vão ser implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d’água. Para a solução da drenagem, estão previstas sarjetas em concreto no pé do talude e na banqueta, conectadas à caixa coletora e bueiro, valetas de proteção e drenos longitudinais em solo e rocha. As duas pistas novas vão ter faixas de segurança, uma ciclovia, e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da rodovia. Além disso, vai ser realizada nova pintura da sinalização horizontal. (Repórter: Flávio Rehme)