Governo do Estado anuncia que futura ponte de Guaratuba terá restrição de tráfego pesado
29/03/2022
O Governo do Estado derrubou mais um entrave do projeto de construção de uma ponte na Baía de Guaratuba, entre Matinhos e Guaratuba, no Litoral. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira a formalização de um protocolo de intenções com o Ministério Público do Paraná para restringir a circulação de caminhões para o transporte de cargas pesadas. As especificidades vão ser apresentadas no projeto final da obra. A promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Dalva Medeiros, representou o órgão durante a assinatura. A iniciativa atende a um pedido dos moradores da região. O temor da população era que a nova estrutura servisse de desafogo para veículos muito pesados, com mais de dois eixos, com o incremento no transporte de carretas carregando contêineres entre o Porto de Paranaguá e os terminais marítimos de Santa Catarina, impactando diretamente no trânsito e na qualidade de vida dos moradores dos municípios. Ratinho Junior destacou a importância do acordo para que a Ponte de Guaratuba fique cada vez mais próxima da realidade.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Com a assinatura do documento, o processo de licitação da ponte não precisa ser interrompido para ajustes. Atualmente, especialistas estão no Litoral para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e ações preliminares de engenharia para implantação do modal. Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra. O investimento apenas nesta etapa do projeto é de três milhões e 500 mil reais. A ação integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão. Entre as cinco alternativas de traçado apresentadas, o estudo de impacto ambiental vai validar ou propor alterações para as mais viáveis, mirando a melhor solução para a obra dos pontos de vista ambiental e técnico. Em comum, elas preveem três faixas de tráfego, faixas de segurança, barreiras de segurança, além de ciclovia/passeio para ciclistas e pedestres. A ponte vai ter largura total útil de mais de 15 metros e total, considerando as passarelas de serviço, de quase 23 metros, com acréscimo de largura para alternativa de ponte estaiada. (Repórter: Felippe Salles)
Com a assinatura do documento, o processo de licitação da ponte não precisa ser interrompido para ajustes. Atualmente, especialistas estão no Litoral para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e ações preliminares de engenharia para implantação do modal. Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra. O investimento apenas nesta etapa do projeto é de três milhões e 500 mil reais. A ação integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão. Entre as cinco alternativas de traçado apresentadas, o estudo de impacto ambiental vai validar ou propor alterações para as mais viáveis, mirando a melhor solução para a obra dos pontos de vista ambiental e técnico. Em comum, elas preveem três faixas de tráfego, faixas de segurança, barreiras de segurança, além de ciclovia/passeio para ciclistas e pedestres. A ponte vai ter largura total útil de mais de 15 metros e total, considerando as passarelas de serviço, de quase 23 metros, com acréscimo de largura para alternativa de ponte estaiada. (Repórter: Felippe Salles)