Governador vistoria obras da PRC-280; pavimentação com concreto alcança 40% de conclusão

28/04/2022
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste: a revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina. Dos 59 quilômetros e meio mais degradados da rodovia, 20 quilômetros já estão liberados, com os dois lados da rodovia prontos; e há mais 10 quilômetros e meio em meia pista realizados, totalizando quase 40% de conclusão da obra. O investimento do Governo do Estado é de 107 milhões e 400 mil reais e acaba com uma espera de duas décadas por melhorias na trafegabilidade da região. A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto. O governador lembrou que, quando ele assumiu a gestão, essa era uma das rodovias que estava em piores condições do Estado, e a revitalização dela era um compromisso.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Fernando Furiatti, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, explicou a escolha pelo pavimento em concreto, que agiliza o trabalho e torna a obra mais resistente.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//

A obra integra o Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Ela foi iniciada em dezembro do ano passado, mas as obras começaram bem antes com a preparação da pista e dos acostamentos para receberem as placas de concreto de 22 centímetros de espessura. Foi feita a fresagem na pista de rolamento e o nivelamento dos acostamentos com brita. A obra prevê, ainda, adequação dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical e elementos de segurança. Essa intervenção também é um marco na engenharia rodoviária estadual. Em uma usina instalada próxima à obra, o concreto é feito da seguinte forma: pedras em diferentes tamanhos são colocadas em uma máquina totalmente automatizada, para então serem misturadas com cimento e, posteriormente, depositadas em um caminhão, que despeja a mistura no trecho a ser pavimentado. Idilso Marta, funcionário de um posto de combustível próximo à rodovia, contou que antes o trecho era muito arriscado. // SONORA IDILSO MARTA.//

Adriano José Limberger, proprietário de uma autopeças de General Carneiro, utiliza diariamente a rodovia e endossou as melhorias.// SONORA ADRIANO JOSÉ.//

Além da pavimentação em concreto, outras obras estão em andamento na PRC-280. Estão sendo implantadas cerca de 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, com um investimento de mais 26 milhões e 890 mil reais. A implantação entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em maio. A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR, que prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança. (Repórter: Wyllian Soppa)