Governador vistoria andamento das obras do Trevo Cataratas e das duplicações de Cascavel
25/05/2022
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quarta-feira três importantes obras rodoviárias em Cascavel, no Oeste do Paraná. A primeira aconteceu na modernização de um dos principais entroncamentos rodoviários do Paraná, o Trevo Cataratas, que já atingiu a marca de 80% de conclusão, sendo resultado do acordo de leniência da antiga concessionária que operava na cidade com o Ministério Público Federal. As outras visitas foram nas duplicações da BR-277 e do Contorno Oeste, frutos da parceria institucional com a Itaipu Binacional. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a alegria em ver alguns dos sonhos de Cascavel se tornando realidade.// SONORA GOVERNADOR CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR.//
Essas três obras ajudam a reconfigurar o trânsito rodoviário da cidade, em franca expansão, e se somam a investimentos em outros modais. Há pouco mais de um ano foi inaugurado o novo aeroporto da cidade, com investimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, e a Nova Ferroeste vai transformar a cidade em um grande centro de distribuição para o Porto de Paranaguá, favorecendo o agronegócio de todo o Oeste. O prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, ressaltou o impacto das obras para Cascavel e região.//SONORA LEONALDO PARANHOS.//
No Trevo Cataratas, estão em fase final de execução dois viadutos e nove quilômetros de pavimentação de novas vias, reorganizando o tráfego de veículos e substituindo inteiramente o trevo antigo, que tinha histórico de acidentes frequentes. A estrutura dos novos viadutos está quase concluída, com as vigas longarinas já lançadas e os trabalhos concentrados na execução do tabuleiro das obras de arte especiais. Também estão avançando os serviços de pavimentação da nova pista da BR-277, com a base e sub-base quase finalizadas, e segmentos já sendo executados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente. O trevo conecta quatro vias: a BR-369, que leva a Maringá; a BR-277, que liga Guarapuava e Foz do Iguaçu; a PRC-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo do trevo é estimado em 45 mil veículos por dia. A readequação do complexo rodoviário permitirá que estas rodovias que convergem não sofram interferências entre si, tornando o trecho fluido e sem a necessidade de semáforos, o que tornava o trânsito mais complexo. Para facilitar o fluxo, o projeto executivo redesenhou o entroncamento com novas alças, ramos e vias. A obra também contempla dois quilômetros de bueiros para soluções de drenagem e uma caixa de retenção de produtos perigosos para proteger o escoamento de águas, em caso de acidente, além de ciclovias. Ela é fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. A previsão de entrega é até o fim do ano. (Repórter: Alexandre Nassa)
Essas três obras ajudam a reconfigurar o trânsito rodoviário da cidade, em franca expansão, e se somam a investimentos em outros modais. Há pouco mais de um ano foi inaugurado o novo aeroporto da cidade, com investimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, e a Nova Ferroeste vai transformar a cidade em um grande centro de distribuição para o Porto de Paranaguá, favorecendo o agronegócio de todo o Oeste. O prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, ressaltou o impacto das obras para Cascavel e região.//SONORA LEONALDO PARANHOS.//
No Trevo Cataratas, estão em fase final de execução dois viadutos e nove quilômetros de pavimentação de novas vias, reorganizando o tráfego de veículos e substituindo inteiramente o trevo antigo, que tinha histórico de acidentes frequentes. A estrutura dos novos viadutos está quase concluída, com as vigas longarinas já lançadas e os trabalhos concentrados na execução do tabuleiro das obras de arte especiais. Também estão avançando os serviços de pavimentação da nova pista da BR-277, com a base e sub-base quase finalizadas, e segmentos já sendo executados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente. O trevo conecta quatro vias: a BR-369, que leva a Maringá; a BR-277, que liga Guarapuava e Foz do Iguaçu; a PRC-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo do trevo é estimado em 45 mil veículos por dia. A readequação do complexo rodoviário permitirá que estas rodovias que convergem não sofram interferências entre si, tornando o trecho fluido e sem a necessidade de semáforos, o que tornava o trânsito mais complexo. Para facilitar o fluxo, o projeto executivo redesenhou o entroncamento com novas alças, ramos e vias. A obra também contempla dois quilômetros de bueiros para soluções de drenagem e uma caixa de retenção de produtos perigosos para proteger o escoamento de águas, em caso de acidente, além de ciclovias. Ela é fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. A previsão de entrega é até o fim do ano. (Repórter: Alexandre Nassa)