Governador destaca evolução das obras na Ponte da Integração

08/08/2020
O governador Carlos Massa Ratinho Junior avalia como muito positiva a evolução da
construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, ligando as cidades de Foz do Iguaçu, na
Região Oeste do Paraná, e Presidente Franco, no País vizinho. Um ano após o início do projeto,
aproximadamente 30% da obra está concluída.A expectativa, destacou Ratinho Junior, é que a nova ponte internacional seja inaugurada em março de 2022.Ele ressalta que este é um projeto que está em discussão há mais de 25 anos, e também fala da importância do envolvimento da Itaipu Binacional para a realização da obra. //SONORA RATINHO JUNIOR// Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a velocidade da construção demonstra o compromisso e a seriedade de transformar promessa em entrega, e que as obras de infraestrutura ajudam o desenvolvimento regional. //SONORA JOAQUIM SILVA E LUNA// Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a intervenção é a maior obra do Estado, uma das maiores do País e um desafio logístico internacional, e que a nova ponte é fruto do bom relacionamento com o Governo Federal. //SONORA SANDRO ALEX// A gestão da obra é do Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem. Os recursos são da Itaipu Binacional, que está investindo 463 milhões de reais no projeto que inclui a estrutura, as desapropriações e a criação de uma via perimetral, que vai ligar a nova ponte e a aduana da Argentina à BR-277, caminho para Curitiba e Porto de Paranaguá. A ponte vai ter 760 metros de comprimento e vai ser do tipo estaiada, com vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Atualmente, já é possível ver os oito pilares da margem brasileira quase prontos e parte das sapatas, estruturas que vão dar sustentação à nova ponte. Também chegaram ao canteiro de obras as primeiras vigas longarinas, que são estruturas metálicas com 20 metros de comprimento e 60 toneladas. O movimento no canteiro de obras é intenso, com aproximadamente 450 trabalhadores. A expectativa do consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, responsável pela construção, é que em abril de 2021 os trabalhos avancem sobre o rio, conectando ambas as margens.A Ponte da Integração deverá receber o tráfego de veículos pesados para desafogar a Ponte da Amizade, construída há 55 anos e que se transformou numa das fronteiras mais movimentadas do mundo. Isso vai retirar o movimento de caminhões do centro de Foz do Iguaçu. (Repórter: Marcelo Galliano)