Governador Ratinho Junior confirma o início da revitalização e terceiras faixas do principal corredor logístico do Sudoeste

09/09/2021
A revitalização e aumento da capacidade da PRC-280, principal corredor logístico do Sudoeste paranaense, começam a se tornar realidade. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quinta-feira, em Palmas, para o lançamento da pedra fundamental da pavimentação em concreto rígido de um trecho de 59 quilômetros e 550 metros da rodovia, além da implantação de 12 quilômetros e 390 metros de terceiras faixas. As melhorias na via somam 134 milhões e 200 mil reais em investimentos do Governo do Estado.

O início das obras está programado para a segunda quinzena de setembro. A reconstrução abrange o trecho entre Palmas e o Trevo Horizonte, no entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina. O investimento é de 107 milhões e 400 mil reais e faz parte do Avança Paraná, programa da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Vai ser utilizada na obra, uma técnica inédita em estradas estaduais do Paraná, chamada de whitetopping, que é a execução de um novo pavimento rígido de concreto sobre o asfalto já existente. Ratinho Junior destacou que o pavimento em concreto garante mais durabilidade e é mais indicado para estradas que têm grande fluxo de cargas pesadas, além disso, a construção de terceiras faixas em 27 segmentos da via vai melhorar o tráfego e trazer mais segurança aos motoristas. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Ratinho Junior lembrou que a rodovia foi construída nos anos 1970 e, desde então, não recebeu grandes intervenções além de projetos de tapa-buracos. //SONORA RATINHO JUNIOR//
A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital paranaense, além de incorporar o tráfego de Santa Catarina veículos que entram no Brasil vindos da Argentina e do Uruguai.
Considerada o corredor do Sudoeste, a rota é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.
Segundo o prefeito de Palmas, Cosmos Nicolau, os caminhões que trafegam pela rodovia têm cargas pesadas, o que compromete a qualidade do pavimento. //SONORA COSMOS NICOLAU//
De acordo com estudo de tráfego, passam pelo trecho, diariamente, mais de 1.800 veículos pesados, como ônibus e caminhões, além de carros de passeio. A maior parte da obra vai ser no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.
O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou que a rodovia foi estratégica no momento da construção, representando a integração da região de fronteira e o Sudoeste paranaense. Segundo Guto, a falta de melhorias e o fato de não ter sido incluída no Anel de Integração fez com que a via fosse utilizada como um desvio ao pedágio, recebendo um grande volume de veículos pesados que acabaram comprometendo o pavimento. //SONORA GUTO SILVA//
A licitação foi feita na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações Integrado, em que o projeto executivo e a obra em si são feitos de forma simultânea pela mesma empresa. O prazo de execução é de 15 meses, contando com os três meses que já passaram na elaboração do projeto executivo.
Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, essa revitalização representa a inovação na infraestrutura, com uma rodovia mais segura e durável. //SONORA SANDRO ALEX//
Pela técnica de whitetopping, que garante vida útil de pelo menos 20 anos, o pavimento atual vai receber serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto. A rodovia vai receber placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que vai ser alargada em 40 centímetros de cada lado.
Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas antes vão passar por reciclagem de sub-base. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança. (Repórter: Flávio Rehme)