Governador Ratinho Junior afirma que treinamento e interação serão marcas da Educação no Paraná

22/01/2019
Iniciativas de capacitação de professores e de equipes pedagógicas e administrativas da rede estadual de ensino serão constantes nesta gestão. A afirmação foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior ao abrir, nesta terça-feira, o Seminário Aprendizagem em Foco, que acontece em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, no Centro-Sul do Estado. O encontro reúne diretores de escolas, chefes de Núcleos Regionais de Educação e coordenadores pedagógicos das regionais para alinhar ações antes do começo do novo ano letivo. Na abertura, o governador disse que a ideia é fazer treinamento e qualificação dos profissionais da área periodicamente.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Organizado pela Secretaria da Educação, o encontro, que termina nesta quarta-feira, é o primeiro de uma série de três e reúne gestores dos Núcleos Regionais de Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. Os demais municípios participam dos dois próximos encontros, nos dias 24, 25, 29 e 30 deste mês. De acordo com o Secretário da Educação, Renato Feder, o seminário foi pensado para ser um momento de protagonismo dos diretores, com o desenvolvimento de atividades que inspirem todos os profissionais a trocar ideias e soluções para os desafios de melhorar a aprendizagem.// SONORA RENATO FEDER//O superintendente de Educação da Secretaria, Raph Gomes Alves, explicou que o seminário busca compartilhar boas práticas em educação, com exemplos que vêm de dentro e de fora do Estado.// SONORA RAPH GOMES ALVES//Para a diretora do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, de Guarapuava, Dilce Cardoso, o encontro é importante para alinhar as diretrizes para este ano letivo.// SONORA DILCE CARDOSO//Em Faxinal do Céu, o governador entregou prêmios às escolas que tiveram os melhores resultados ou que mais melhoraram o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ratinho Junior também apresentou projetos para a área, como o Escola Segura, para combater a evasão escolar e dar mais segurança ao entorno das escolas; e Ganhando o Mundo, que prevê a concessão de bolsas de intercâmbio para o exterior a estudantes dos ensinos fundamental e médio. Ele também destacou a proposta de oferecer três refeições diárias por turno, com alimentos da agricultura familiar. (Repórter: Priscila Paganotto)