Galerias pluviais resolvem problemas de erosão de 40 anos em Formosa do Oeste

03/02/2022
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, vistoriou nesta quinta-feira as obras de galerias pluviais no bairro Cristo Rei, em Formosa do Oeste, no Oeste do Paraná. Com mais de 600 tubos, foi possível conter o assoreamento do solo na região. As obras estão em fase final de execução e já é possível visualizar a presença de peixes no aguente do Rio Piquiri que atravessa o local. O secretário destacou que, se não fosse resolvido, esse problema iria causar ainda mais transtornos e prejuízos para a cidade.// SONORA MÁRCIO NUNES.//

De acordo com o prefeito de Formosa do Oeste, Luiz Toninho Aguiar, essa obra era aguardada há cerca de 40 anos pelos moradores.// SONORA LUIZ TONINHO.//

Os tubos foram entregues pelo Instituto Água e Terra. Desde 2019, o IAT já destinou 36.924 tubos para construção de galerias pluviais em todo o Paraná, com investimento total de quatro milhões e 400 mil reais. Outra medida para conter a erosão no município é a construção do Parque Urbano Vereador Milton Penido, cujas obras estão 70% concluídas. O novo espaço, com investimento de um milhão e 700 mil reais, está sendo construído ao lado dos Conjuntos Residenciais América e Imaruí. O Paraná possui 32 parques em construção, sendo 12 finalizados e três inaugurados, em Araruna, Maringá e Guaíra. Com investimento total de 72 milhões de reais, a iniciativa chegará a 63 cidades. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)