Formatura de 42 aspirantes marca cinquentenário da Academia Policial Militar do Guatupê

07/08/2021
A Academia Policial Militar do Guatupê, APMG, completou 50 anos de criação e a festa foi marcada pela formatura de 42 novos aspirantes a oficial na noite desta sexta-feira. Os oficiais recém-formados vão ser encaminhados para as unidades do interior do Estado. A medalha Coronel Antônio Michaliszyn, comemorativa ao cinquentenário da Academia, foi entregue para autoridades policiais e civis que contribuíram para o fortalecimento da APMG. O evento contou com a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana.

Após três anos de intensas atividades, aulas teóricas e práticas, além do estágio operacional, os alunos tiveram contato com todas as ramificações de policiamento ostensivo, as doutrinas policiais militares e tudo o que envolve a missão constitucional da PM.

De acordo com o vice-governador, Darci Piana, o trabalho da APMG na formação de novos policiais serve de exemplo para o país.// SONORA DARCI PIANA //.

Segundo o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a formatura dos novos oficiais demonstra o compromisso do Estado com a população paranaense.// SONORA ROMULO MARINHO SOARES //.

Após visitar as unidades do Interior do estado, o Comandante-Geral, coronel Hudson Leôncio Teixeira, definiu que os novos aspirantes ficariam em unidades operacionais fora da Grande Curitiba para dar novo fôlego às equipes policiais que já atuam no Interior.// SONORA HUDSON LEÔNCIO TEIXEIRA //.

Um dos momentos mais esperados pelos formandos foi a entrega da espada, símbolo do oficialato e do compromisso do militar estadual com a liderança, a responsabilidade e equidade na gestão do efetivo. As armas foram entregues pelas madrinhas e padrinhos dos aspirantes, num gesto de carinho e apoio familiar que receberam ao longo do período de formação na APMG.

Devido à pandemia, os novos oficiais ficaram quase quatro anos na Academia, quando o normal do curso são três anos.

A APMG conta com salas de aula, campos para exercício prático, quadra e piscina olímpica para prática de esportes, espaços para estudos e biblioteca, além dos dormitórios para os que passam pelos cursos em regime de internato.

Para o primeiro colocado na classificação geral do Curso, o aspirante a oficial Jean Carlos Teixeira de Lima, a pandemia afetou a formação, mas com o esforço de todos foi possível concluir com sucesso a jornada.// SONORA JEAN CARLOS TEIXEIRA DE LIMA //.

O sentimento de vitória após concluir a formação na academia também é compartilhado pela aspirante a oficial Amanda Marques Alves.// SONORA AMANDA MARQUES ALVES //.

Dos 42 aspirantes a oficial que se formaram nesta sexta-feira, 15 são do Corpo de Bombeiros do Paraná. Um dos novos aspirantes dos bombeiros é Lucas da Silva Delai, que se classificou em primeiro na sua turma e que agora retorna para a cidade de Cascavel, no Oeste do estado.// SONORA LUCAS DA SILVA DELAI //.

O comando da APMG criou neste ano a medalha Coronel Antônio Michaliszyn em comemoração ao cinquentenário da instituição de ensino. A escolha do nome da honraria foi em homenagem ao legado do coronel Michaliszyn, que perpetua até hoje na Polícia Militar. A família do coronel, já falecido, também foi homenageada e recebeu a medalha comemorativa aos 50 anos da APMG. (Repórter: Felippe Salles)