Fase de obras da revitalização da PRC-280 deve iniciar em agosto

22/07/2021
Os problemas da PRC-280, considerado o corredor de escoamento do Sudoeste do Paraná, vão ficar para trás muito em breve. A empresa vencedora da licitação para restauração da rodovia deverá iniciar as obras em agosto, três meses após a assinatura da ordem de serviço. O processo é feito através do Regime Diferenciado de Contratação Integrado, modalidade de licitação que prevê a execução simultânea do projeto executivo e das obras em si.
Com isso, esses primeiros 90 dias de contrato foram separados para a elaboração do projeto, que deve ser finalizado no final deste mês. A documentação vai passar então por uma análise do DER, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Vencendo essa etapa e a do processo de licenciamento ambiental, a obra pode começar a ser executada.
O Governo do Estado vai investir 106 milhões e 900 mil reais na restauração, que vai usar uma técnica inédita para as estradas estaduais do Paraná: a pavimentação rígida em concreto, conhecida como whitetopping. Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de um bilhão e 600 milhões de reais junto a um consórcio de bancos.
O trecho que vai ser restaurado abrange uma extensão de quase 60 quilômetros, desde o município de Palmas até o entroncamento com a BR-153, no chamado Trevo do Horizonte, em General Carneiro. Enquanto a obra não é iniciada, equipes do DER/PR estão fazendo reparos emergenciais na pista.
Paulo Melani, engenheiro do DER/PR em Pato Branco, afirmou que a principal vantagem do whitetoping, é a vida útil do pavimento, que pode ultrapassar os 20 anos.
Pela técnica, o pavimento atual vai receber serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o de concreto. Vão ser instaladas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que vai ser alargada em 40 centímetros de cada lado.
Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas vão passar por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical e de elementos de segurança.

A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e Curitiba e é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados, além de veículos de passeio. A maior parte da obra vai se concentrar no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.
A PRC-280 está entre as vias estaduais que vão ser incluídas no novo programa de Concessões Rodoviárias do Paraná. Ela faz parte do lote 6 do leilão, que tem extensão total de 659 quilômetros, dos quais 461 quilômetros devem ser duplicados. (Repórter: Flávio Rehme)