Exportações do complexo soja pelo Porto de Paranaguá crescem 25% no 1º trimestre

28/04/2022
As exportações do complexo soja pelo Porto de Paranaguá estão em alta. Nos primeiros três meses deste ano, mais de quatro milhões e 970 mil toneladas de cargas do produto em grão, óleo e farelo foram embarcadas pelos terminais paranaenses. O volume é quase 25% maior que as 3.987.702 toneladas carregadas no 1º trimestre de 2021. O maior aumento foi registrado nas exportações da forma líquida, ou seja, de óleo de soja: 57,3%, com 327.975 toneladas nos três primeiros meses deste ano. Neste ano, ao mesmo tempo em que as exportações estão em alta, também não houve registro de qualquer volume importado do complexo soja. No primeiro trimestre no ano passado as importações somaram quase 45 mil e 500 toneladas de óleo de soja.
De farelo de soja exportado no último trimestre ultrapassaram um milhão e 340 mil toneladas, volume 38% maior que o do ano passado.
Nas exportações de soja em grão, a alta foi de 17,6%. Em 2022, de janeiro a março, três milhões e 300 mil toneladas do granel foram embarcadas por Paranaguá. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no Paraná o volume de soja produzido nesta safra está entre 11,6 e 12 milhões de toneladas. O último levantamento apontava uma quebra próxima de 45% com a estiagem.Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)