Evento internacional discute preservação dos recursos hídricos e abastecimento

05/10/2021
Mais de 4 mil e 800 pessoas de diversas regiões do Brasil e de outros 10 países acompanharam nesta segunda-feira o primeiro dia do XXIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Encob, evento virtual com palestras, rodas de diálogos e visitas técnicas para apresentação de projetos que buscam o fornecimento e preservação dos recursos hídricos.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância do evento e a atuação do Paraná na preservação do meio ambiente.// SONORA MÁRCIO NUNES.//

O tema do evento é “Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”. Vão ser discutidos assuntos como: o Plano Nacional de Recursos Hídricos como instrumento integrador dos Comitês de Bacias Hidrográficas; Águas Urbanas; Águas Costeiras; Água e Saneamento; e Água e Educação Ambiental.

O Encontro Nacional acontece desde 1999 com a missão de articular, capacitar e promover o diálogo sobre a gestão integrada dos recursos hídricos. Os comitês de bacias são os protagonistas do evento, apresentando as experiências e ações que estão sendo realizadas nas Bacias Hidrográficas, afirmou o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Hideraldo Buch.// SONORA HIDERALDO BUCH.//

Todos os usos da água devem ser regularizados junto ao IAT para controle e garantia da qualidade ao usuário. Também são desenvolvidas pelo órgão várias iniciativas buscando preservar e garantir a qualidade e quantidade da água para a população paranaense, nos contextos da sobrevivência humana, ecossistêmica e industrial.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, falou sobre a atuação dos Comitês na definição do uso das águas.// SONORA EVERTON SOUZA.//

Entre os programas realizados pelo IAT está o Água no Campo, que perfura em média 150 poços artesianos por ano, é uma das ações que têm mostrado grande relevância no Estado. Com ele, famílias carentes de comunidades rurais estão tendo acesso à água potável. Desde o início do programa, 770 poços foram instalados em 203 municípios.

E para unir a recuperação ambiental, lazer e turismo, o IAT vem implantando Parques Urbanos em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características desses parques é a presença de recursos hídricos.

Em todo o Estado, 45 municípios têm obras de Parques Urbanos em andamento, com investimento total de cerca de 46 milhões de reais.

O Paraná possui 16 bacias hidrográficas, que somam 196 mil quilômetros quadrados de extensão. O gerenciamento delas é de competência dos nove Comitês de Bacias Hidrográficas, vinculados ao IAT.

Atualmente, o Paraná vive a crise hídrica mais severa dos últimos anos, o que tem exigido ainda mais esforços dos poderes públicos na busca por soluções para a garantia da água.

A Sanepar adotou várias ações de mitigação emergenciais e estruturantes para ampliação do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana, contando também com a economia no consumo de água por parte da população.

A Companhia, em parceria com o Governo do Estado, está investindo no projeto Reservas Hídricas nas Várzeas do Rio Iguaçu, que busca a formação de infraestrutura hídrica, com a preservação das cavas existentes numa área de 20 mil hectares na Região Metropolitana.

O IAT também apresentou durante o evento uma visita técnica realizada na Barragem do Miringuava, que está sendo construída em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, como forma de enfrentamento da crise hídrica. O objetivo foi mostrar que as ações sustentáveis realizadas por proprietários do entorno da Bacia contribuem para a segurança hídrica.

As hidrelétricas são soluções renováveis e que dependem da água. A baixa vazão dos rios acaba impactando também a geração de energia, fato lembrado pela diretora-presidente da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias.// SONORA CHRISTIANNE DIAS.//

O Encob é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Sedest, e do Instituto Água e Terra, IAT, com o apoio do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná.

Mais informações sobre o XXIII Encob e as ações do Governo do Paraná para preservação dos recursos hídricos, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)