Estado promove capacitação sobre uso do TikTok na comunicação pública

20/05/2025
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Comunicação, promoveu nesta terça-feira, no Canal da Música, em Curitiba, o TikTok Day, evento voltado à capacitação de profissionais de comunicação que atuam em órgãos estaduais e municipais do Paraná. O encontro, realizado em parceria com a plataforma, teve como foco o uso estratégico do TikTok para fortalecer a presença institucional no meio digital e melhorar o diálogo com a população paranaense. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Estado da Comunicação, Eduardo Pugnali, o TikTok, assim como outras plataformas digitais, pode ser uma ferramenta poderosa na comunicação pública, desde que seja utilizado de maneira estratégica. // SONORA EDUARDO PUGNALI //

Durante a manhã, os comunicadores presentes no evento acompanharam uma apresentação feita por dois especialistas do Tik Tok, com orientações sobre como alcançar esse público. Eles explicaram os diferentes usos da plataforma na comunicação institucional e a lógica por trás dos algoritmos que ajudam a ampliar o alcance dos conteúdos. O gerente de Contas Governamentais do TikTok, Leandro Albuquerque Nunes, compartilhou informações sobre as diretrizes da plataforma para o impulsionamento pago de conteúdo. Ele destacou que, para serem aprovadas pela equipe de moderação, as publicações publicitárias devem seguir três pilares: conter informações de utilidade pública, serem neutras e incluírem uma chamada para ação, ou seja, uma orientação clara ao cidadão sobre o que ele deve fazer com aquela informação. // SONORA LEANDRO ALBUQUERQUE NUNES //

Esta não é a primeira iniciativa desse tipo no Estado. Em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, a Secom tem promovido outros eventos voltados aos comunicadores públicos, com ênfase no uso de plataformas digitais, como as ferramentas ligadas ao Google, por exemplo. (Repórter: Gustavo Vaz)