Estado investiu R$ 927 milhões em quatro anos para pagar trabalhadores das obras urbanas

25/11/2022
A Sedu, Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, e o Paranacidade estimam ter realizado investimento de mais de 927 milhões de reais em mão de obra de trabalhadores para tirar do papel novos equipamentos urbanos. Os recursos fazem parte do pacote de três bilhões e 700 milhões de reais liberados para os 399 municípios entre janeiro de 2019 e outubro de 2022. Segundo as entidades, o valor corresponde a cerca de 16 mil salários mínimos nacionais por mês na cotação atual. Nesses quatro anos foram realizadas mais de cinco mil ações de financiamento de obras nos municípios. Destas, mais de três mil e 600 já foram concluídas, 578 estão em execução, 309 estão contratadas, 134 foram liberadas para homologação, 482 estão em licitação e nove já contam com avaliação técnica. Os recursos são viabilizados por transferência voluntária, com ou sem contrapartida, ou pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, com apoio da Fomento Paraná, com juros reduzidos. Nesses convênios, o Estado repassa os recursos e as prefeituras licitam e contratam as empreiteiras responsáveis pelas obras e contratação de pessoal. Entre as obras construídas ou reformadas a partir do esforço desses trabalhadores estão 121 barracões industriais, 13 Centros de Referência de Assistência Social, seis Unidades de Atenção Primária, Centros de Juventude, 49 ginásios de esportes, 22 creches, 43 escolas municipais, sete postos de saúde, 21 complexos esportivos, 23 terminais de transportes, quatro teatros, estradas pavimentadas, aterros, praças, ciclovias, parques e sistemas de iluminação pública. O maior volume de obras envolve pavimentação. Foram mil e 600 ações, distribuídas em obras de pavimentação asfáltica, recape, urbanização e estradas vicinais. A estimativa é de mais de dois mil e 500 quilômetros atendidos, equivalente à distância entre Curitiba e Aracaju, no Sergipe. Outra obra emblemática e que atrai pedidos dos prefeitos é o Meu Campinho. Foram construídos 110 desde 2019. Algumas estruturas contam, além de campos de futebol, com meia quadra de basquete, quadras poliesportivas, academias de idosos e parques infantis. O objetivo é levar lazer a bairros que não têm acesso a equipamentos esportivos. Os recursos da Sedu também ajudaram a financiar 29 Planos Diretores, dois mil 703 veículos e equipamentos rodoviários e agrícolas, um Plano de Mobilidade Urbana e um Plano de Cadastro Imobiliário. Para dar continuidade aos avanços no desenvolvimento urbano paranaense, o Governo do Estado quer pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025. A nova meta foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no encontro Governo 5.0, na semana passada. O investimento estimado para um projeto como esse é de três bilhões de reais. Além da pavimentação asfáltica, as obras devem incluir a construção de calçadas com acessibilidade para pessoas com deficiência física, além de iluminação em LED e sistema de drenagem. O projeto deve começar já nos primeiros meses de 2023. Ao todo, 308 municípios devem ser beneficiados diretamente. Mais detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)