Estado investe para fortalecer a cultura da uva e o cooperativismo na região de Irati

18/07/2023
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, entregou nesta terça-feira mudas e equipamentos para implantação de pomares de uvas em Irati, Mallet e Imbituva, no valor de mais de 680 mil reais. O benefício faz parte do Programa de Revitalização da Vitivinicultura no Paraná. Segundo o secretário Norberto Ortigara em evento no Parque de Exposições de Irati, esse é um movimento importante que já tem bons resultados práticos de produtores que ampliaram a produção. // SONORA NORBERTO ORTIGARA //

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, salientou que o município está trabalhando para ter uma agroindústria forte, o que deve acontecer assim que estiver formalizada a criação da Cooperativa Agrícola Mista de Irati. O secretário e a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, Mariza Koloda Henning, também se reuniram com prefeitos, vices, secretários de Agricultura e técnicos dos dez municípios que formam o Consórcio de Desenvolvimento Regional para repasse de informações sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. O Consórcio de Desenvolvimento Regional pretende aderir ao sistema para indicar agroindústrias a vender produtos de origem animal para todo o Paraná e não apenas nos limites municipais. O consórcio tem o poder de ajudar a reduzir custos, no entanto, para haver a adesão, há necessidade de alteração do estatuto, incluindo a atribuição de inspeção entre as atividades. A decisão dos municípios foi pela rapidez nessa mudança para que os consorciados possam usufruir dos benefícios do sistema. Segundo Mariza Koloda, a excelência com a qualidade higiênico-sanitária dos produtos deve nortear as ações. Afinal, cerca de 250 mil doenças podem ser transmitidas por alimentos. O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos. Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf/PR. (Repórter: Victor Luís)