Estado distribui mais 205 mil vacinas contra a Covid-19

23/04/2021
O Governo do Estado começou a distribuir nesta sexta-feira para as 22 Regionais de Saúde do Paraná mais 205.130 doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes integram o 14º lote encaminhado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira, composto por 166.000 doses da Covishield, produzida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, e 39.130 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan/Sinovac. Com a nova remessa, o Estado dará prosseguimento na vacinação dos grupos prioritários elencados no Plano Estadual de Vacinação. São 149.459 primeiras doses e 35.149 segundas doses, além da reserva técnica indicada pelo ministério. As doses da AstraZeneca estão indicadas para aplicação em idosos de 60 a 64 anos, correspondentes a 26% do público estimado. São 149.393 vacinas. As do Butantan estão divididas em 62 primeiras doses para forças de segurança pública e salvamento, 4.780 segundas doses para trabalhadores da segurança pública/salvamento/Forças Armadas e 34.350 segundas doses para idosos de 65 a 69 anos, referentes aos reforços das remessas 11 e 12. As doses foram distribuídas por via terrestre para 11 regionais: Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Londrina, Telêmaco Borba e Ivaiporã. Por avião, foram enviadas para os demais núcleos: Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Toledo. Até o início da tarde desta sexta-feira, 1.527.486 paranaenses haviam recebido pelo menos a primeira dose dos imunizantes. O número corresponde a 32,9% dos integrantes dos grupos prioritários e a 14,62% da população total do Estado. Das primeiras doses já distribuídas, 92,6% foram aplicadas. Das segundas doses, a taxa de aplicação está em 57,9%. A expectativa da secretaria estadual da Saúde é de vacinar, até o fim de maio, todos os 4.635.123 paranaenses incluídos nos grupos prioritários. Além das vacinas para a prevenção do coronavírus, as Regionais receberam também imunizantes para o combate à Influenza. São 238.400 doses referentes à terceira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. O Paraná soma até o momento 903.200 aplicações recebidas. Também foram enviadas 205.244 mil unidades de medicamentos referentes ao kit intubação, utilizados em pacientes com quadros graves de Covid-19. Entre os produtos estão bloqueadores, sedativos e analgésicos. O quantitativo conta com remédios encaminhados pelo Governo Federal e também com compras próprias da Secretaria de Estado da Saúde. A quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 encaminhada para as regionais consta no site da Agência Estadual de Notícias. (Repórter: Marcelo Galliano)