Estado confirma mais 75 km de melhorias rodoviárias em concreto na região de Pitanga
14/05/2025
O Governo do Estado vai dar continuidade às melhorias da malha rodoviária na região central do Paraná com cerca de 75 quilômetros em novas obras de restauração, ampliação, duplicação e pavimentação em concreto nas PRC-466, e nas PRs-460 e 487. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em Pitanga, onde ele também inaugurou novas vias marginais da PRC-466 e liberou outros 807 milhões de reais em obras para a mesma rodovia. Ele afirmou que o objetivo é renovar a parte central do Estado, que há décadas clama por essas obras e melhorias. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Os trechos formam um eixo em formato de ‘Y’ ligando o Centro do Estado à região Centro-Oeste, via Campo Mourão; e aos municípios do Vale do Ivaí. As obras complementam melhorias em outras rodovias que conectam a região e estão no novo pacote de concessão rodoviária do Paraná. Na avaliação do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as obras representam um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região. // SONORA SANDRO ALEX //
Entre os projetos anunciados, o mais avançado envolve 51,5 quilômetros das PRs-487 e 460, entre Pitanga e o Rio Muquilão, nas proximidades de Iretama. O contrato, com prazo total de 27 meses, tem custo de 248 milhões de reais. O objetivo é ampliar a capacidade da rodovia, mantendo, em grande parte, o traçado atual. O pavimento será totalmente restaurado com a técnica whitetopping, que aplica placas de concreto sobre a estrutura asfáltica existente. Outro processo licitatório em andamento prevê 43 quilômetros de obras na PRC-466, entre Pitanga e a localidade de Furnas. A via é uma conexão estratégica entre o Centro do Estado e o Vale do Ivaí, incluindo Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis, além de dar acesso direto à cidade vizinha de Manoel Ribas. O projeto também inclui a restauração com whitetopping. A empresa executora será definida após a conclusão da licitação e o prazo de execução será de 29 meses após a assinatura do contrato. (Repórter: Gustavo Vaz)
Os trechos formam um eixo em formato de ‘Y’ ligando o Centro do Estado à região Centro-Oeste, via Campo Mourão; e aos municípios do Vale do Ivaí. As obras complementam melhorias em outras rodovias que conectam a região e estão no novo pacote de concessão rodoviária do Paraná. Na avaliação do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as obras representam um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região. // SONORA SANDRO ALEX //
Entre os projetos anunciados, o mais avançado envolve 51,5 quilômetros das PRs-487 e 460, entre Pitanga e o Rio Muquilão, nas proximidades de Iretama. O contrato, com prazo total de 27 meses, tem custo de 248 milhões de reais. O objetivo é ampliar a capacidade da rodovia, mantendo, em grande parte, o traçado atual. O pavimento será totalmente restaurado com a técnica whitetopping, que aplica placas de concreto sobre a estrutura asfáltica existente. Outro processo licitatório em andamento prevê 43 quilômetros de obras na PRC-466, entre Pitanga e a localidade de Furnas. A via é uma conexão estratégica entre o Centro do Estado e o Vale do Ivaí, incluindo Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis, além de dar acesso direto à cidade vizinha de Manoel Ribas. O projeto também inclui a restauração com whitetopping. A empresa executora será definida após a conclusão da licitação e o prazo de execução será de 29 meses após a assinatura do contrato. (Repórter: Gustavo Vaz)