Especialista em Educação compartilha experiências e reflexões com profissionais da rede estadual
29/03/2022
A professora Claudia Costin fez nesta segunda-feira uma visita técnica à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e ao Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba. A convite do secretário Renato Feder, ela conheceu os programas e ações desenvolvidos na rede estadual de ensino e também deu uma palestra para diretores, chefes de departamento e coordenadores de área da Pasta. Professora na Faculdade de Educação de Harvard, nos Estados Unidos, e diretora-geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, Claudia compartilhou um pouco de sua experiência, reflexões sobre o momento atual da Educação no país e as tendências para o futuro com foco na reconstrução da aprendizagem e avaliações externas no contexto da aprendizagem. Ela abordou a “Educação de Qualidade”, o quarto indicador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda de 2030 da ONU, que busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.// SONORA CLAUDIA COSTIN.//
Como um dos aliados nesse processo, a professora enfatizou porque é tão importante olhar para os resultados de aprendizagem, abordando o que chamou de “negacionismo científico na Educação”, uma vez que as avaliações sofrem críticas por parte de educadores que configuram a prática como “reduzir alunos a números”.// SONORA CLAUDIA COSTIN.//
Claudia gostou das ferramentas de gestão utilizadas na Secretaria. Entre elas está a Prova Paraná, também estendida às redes municipais, como um instrumento de diagnóstico do aprendizado. Dentro das competências para o futuro com o avanço das tecnologias, surge como fator fundamental o protagonismo do aluno, que precisa ser fomentado.// SONORA CLAUDIA COSTIN.//
Saiba mais sobre a palestra no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)
Como um dos aliados nesse processo, a professora enfatizou porque é tão importante olhar para os resultados de aprendizagem, abordando o que chamou de “negacionismo científico na Educação”, uma vez que as avaliações sofrem críticas por parte de educadores que configuram a prática como “reduzir alunos a números”.// SONORA CLAUDIA COSTIN.//
Claudia gostou das ferramentas de gestão utilizadas na Secretaria. Entre elas está a Prova Paraná, também estendida às redes municipais, como um instrumento de diagnóstico do aprendizado. Dentro das competências para o futuro com o avanço das tecnologias, surge como fator fundamental o protagonismo do aluno, que precisa ser fomentado.// SONORA CLAUDIA COSTIN.//
Saiba mais sobre a palestra no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)