Escolas recebem pais e alunos para orientações sobre ensino híbrido
24/02/2021
Escolas recebem pais e alunos para orientações sobre ensino híbrido
Entre os dias 20 e 27 de fevereiro, escolas estaduais de todo o Paraná estão abertas para receber pais e familiares de estudantes da Rede Estadual de Educação para mais uma etapa de orientação sobre o início do ano letivo híbrido. O treinamento apresenta aos responsáveis as adaptações e protocolos de biossegurança que serão adotados pelas instituições a partir de 1º de março. Estudantes também serão recebidos nas unidades a partir desta quarta-feira até a próxima sexta, para as mesmas orientações. As ações fazem parte de um cronograma de capacitações e instruções iniciado em 11 de fevereiro, quando profissionais das escolas se reuniram para entender melhor o sistema híbrido e o atendimento aos estudantes. Além da visita às escolas, a secretaria estadual da Educação já promoveu capacitação para o novo Registro de Classe Online 2.0, sistema de registro de frequência e notas de estudantes e sobre protocolos de biossegurança para funcionários dos colégios. Cada comunidade escolar pode organizar a recepção aos pais e responsáveis dentro dos próprios cronogramas. Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia promoveu a orientação nesta terça-feira, com os familiares dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Cerca de 30 responsáveis estiveram na instituição durante a manhã e puderam tirar dúvidas sobre como a escola se organizou para o retorno presencial. Valdacir Ramão, pai de um estudante que acaba de entrar no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, afirmou que o protocolo de biossegurança foi bem construído e que os pais se envolveram no processo de elaboração do protocolo e elogiou a organização da escola. A diretora pedagógica do Newton Freire Maia, Ana Paula Querubim Andrades, destacou a importância da parceria com as famílias no ano letivo de 2021, afirmando que a escola conta com a honestidade dos pais ao conversar com os filhos e, se for necessário, não enviar o estudante para a escola caso haja sintoma, sem prejuízo no ensino. Além de todas as ações já realizadas no cronograma de orientações, o calendário prevê uma acolhida aos estudantes nas escolas entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O acolhimento vai acontecer de forma escalonada conforme as turmas das escolas. Cada grupo vai permanecer um período no colégio, recebendo orientações sobre os protocolos de biossegurança e o formato das aulas híbridas. Também serão promovidas atividades com foco socioemocional. As orientações vão abordar o momento de entrada e da saída e como os alunos devem se portar na hora do recreio e das refeições, entre outras atividades. Sobre as aulas virtuais e presenciais, os estudantes serão instruídos a respeito de como vão funcionar o revezamento em sala de aula e o processo de adaptação para os que optarem em seguir no ensino remoto. A acolhida também vai acontecer por meio do Google Meet para os estudantes que não puderem comparecer presencialmente. (Repórter Rudi Bagatini).
Entre os dias 20 e 27 de fevereiro, escolas estaduais de todo o Paraná estão abertas para receber pais e familiares de estudantes da Rede Estadual de Educação para mais uma etapa de orientação sobre o início do ano letivo híbrido. O treinamento apresenta aos responsáveis as adaptações e protocolos de biossegurança que serão adotados pelas instituições a partir de 1º de março. Estudantes também serão recebidos nas unidades a partir desta quarta-feira até a próxima sexta, para as mesmas orientações. As ações fazem parte de um cronograma de capacitações e instruções iniciado em 11 de fevereiro, quando profissionais das escolas se reuniram para entender melhor o sistema híbrido e o atendimento aos estudantes. Além da visita às escolas, a secretaria estadual da Educação já promoveu capacitação para o novo Registro de Classe Online 2.0, sistema de registro de frequência e notas de estudantes e sobre protocolos de biossegurança para funcionários dos colégios. Cada comunidade escolar pode organizar a recepção aos pais e responsáveis dentro dos próprios cronogramas. Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia promoveu a orientação nesta terça-feira, com os familiares dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Cerca de 30 responsáveis estiveram na instituição durante a manhã e puderam tirar dúvidas sobre como a escola se organizou para o retorno presencial. Valdacir Ramão, pai de um estudante que acaba de entrar no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, afirmou que o protocolo de biossegurança foi bem construído e que os pais se envolveram no processo de elaboração do protocolo e elogiou a organização da escola. A diretora pedagógica do Newton Freire Maia, Ana Paula Querubim Andrades, destacou a importância da parceria com as famílias no ano letivo de 2021, afirmando que a escola conta com a honestidade dos pais ao conversar com os filhos e, se for necessário, não enviar o estudante para a escola caso haja sintoma, sem prejuízo no ensino. Além de todas as ações já realizadas no cronograma de orientações, o calendário prevê uma acolhida aos estudantes nas escolas entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O acolhimento vai acontecer de forma escalonada conforme as turmas das escolas. Cada grupo vai permanecer um período no colégio, recebendo orientações sobre os protocolos de biossegurança e o formato das aulas híbridas. Também serão promovidas atividades com foco socioemocional. As orientações vão abordar o momento de entrada e da saída e como os alunos devem se portar na hora do recreio e das refeições, entre outras atividades. Sobre as aulas virtuais e presenciais, os estudantes serão instruídos a respeito de como vão funcionar o revezamento em sala de aula e o processo de adaptação para os que optarem em seguir no ensino remoto. A acolhida também vai acontecer por meio do Google Meet para os estudantes que não puderem comparecer presencialmente. (Repórter Rudi Bagatini).