Equipes da AIFU fecham cinco estabelecimentos e dispersam mais de 800 pessoas em Curitiba

07/08/2021
As equipes da AIFU, Ação Integrada de Fiscalização Urbana, fecharam cinco estabelecimentos comerciais e dispersaram mais de 800 pessoas durante a noite de sexta-feira e madrugada deste sábado em diversos bairros de Curitiba. 878 pessoas estavam nos locais, com 14 delas abordadas e sete detidas.

Segundo balanço da AIFU, foram fiscalizados ao todo 11 estabelecimentos comerciais, com cinco deles fechados, além de 19 autuações administrativas aplicadas.

Em um dos estabelecimentos fiscalizados, no bairro Hauer, estavam cerca de 250 pessoas aglomeradas. A Secretaria Municipal de Urbanismo e a de Meio Ambiente aplicaram duas multas que juntas chegam a 55 mil reais. O proprietário do local foi encaminhado para a assinatura do Termo Circunstanciado e um homem foi preso por porte e uso de drogas.

No Centro da cidade, outro estabelecimento também foi fechado, com 230 pessoas aglomeradas. De acordo com o balanço da AIFU, o local é reincidente. A Secretaria Municipal de Urbanismo aplicou uma multa no valor de 50 mil reais.

Já no bairro Uberaba, também na capital, as equipes abordaram uma tabacaria com 100 pessoas. O local foi fechado por descumprir um decreto que proíbe o seu funcionamento. Foram aplicadas duas multas, no valor total de 25 mil reais.

Enquanto as equipes faziam as autuações, um homem quase atropelou os fiscais que estavam ao lado de fora. Ele foi detido, passou pelo teste do bafômetro, e foi encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito.

Além das fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, as equipes da AIFU também fiscalizam o trânsito nos arredores dos locais vistoriados. Nove veículos foram abordados, resultando em 54 autos de infração e quatro deles foram removidos para o pátio.

As equipes flagraram um veículo cruzando o sinal vermelho, quase acertando uma viatura. O motorista estava bêbado e foi encaminhado para a delegacia.

Agentes da AIFU também prenderam um homem que estava foragido da justiça. Depois de preso, ele foi encaminhado à Delegacia de Vigilância e Capturas. (Repórter: Felippe Salles)