Empresas de telefonia e bancos lideram atendimentos no Procon-PR

15/03/2022
No Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta terça, 15 de março, o Procon publicou o balanço de serviços prestados em 2021. Só no ano passado foram contabilizados aproximadamente 188 mil atendimentos realizados através da Plataforma do Consumidor. Desse total, cerca de 21 mil corresponderam à abertura de processo administrativo, a maioria contra empresas de telefonia e bancos. Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho, destacou que mesmo com a pandemia, e a consequente necessidade de isolamento social, o Procon continuou prestando serviço de qualidade aos consumidores por intermédio da plataforma online. A chefe do Procon, Claudia Silvano, explicou que a plataforma possibilita uma negociação direta entre consumidores e empresas.// SONORA CLAUDIA SILVANO.//

O levantamento do Procon traz a lista das 75 empresas com maior número de atendimentos. Empresas de telefonia e bancos têm o maior volume. O documento traz também a relação das empresas com mais de 50 reclamações em 2021 e com índice de resolução superior a 70%, ou seja, as que mais resolveram os casos reportados. Outro destaque são os assuntos e problemas mais recorrentes. Um que aparece no topo da lista, com 3.640 reclamações é o SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente. De acordo com a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, o consumidor não encontra uma solução espontânea junto aos canais de atendimento das empresas, o que faz com que busque ajuda nos órgãos de defesa do consumidor.// SONORA CLAUDIA SILVANO.//

O relatório mostrou que o banco comercial foi um dos campeões de reclamações, somando 1.141 casos, o que se explica pelo cenário econômico que levou o consumidor a buscar auxílio na negociação de débitos e financiamentos. (Repórter: Gustavo Vaz)