Emocionados, alunos paranaenses querem levar até cuia de chimarrão para a Nova Zelândia

29/06/2022
Em menos de um mês, os 100 estudantes da rede estadual paranaense selecionados no programa Ganhando o Mundo embarcam para viver por um semestre letivo como estudantes na Nova Zelândia. Nestas terça e quarta-feira, eles estiveram em Curitiba para participar de atividades de orientação e preparação para a viagem, além de encontrarem o governador Ratinho Junior. A ansiedade para chegar ao país, o desafio de estar longe da família e a expectativa de conhecer uma nova cultura são sentimentos que os adolescentes conseguem colocar em palavras.

Para o estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, em Palmeira, Kauan Borchoski Camargo, de 15 anos, a oportunidade de participar do Ganhando o Mundo pode ser resumida como “excepcional”. //SONORA KAUAN BORCHOSKI//

Kauan vive na cidade de Teixeira Soares e todas as semanas viaja para o colégio agrícola, onde estuda em esquema de internato durante a semana. Mesmo habituado a não viver todos os dias com os pais, ele conta que o apoio foi importante.

Ana Paula Kossoski, de 15 anos, é estudante do Colégio Estadual do Campo de Lustosa, em Ipiranga, e conta que para apresentar a cultura do seu Estado para a família neozelandesa que vai recebê-la, ela pretende levar uma cuia de chimarrão. //SONORA ANA PAULA KOSSOSKI//

Os 100 estudantes selecionados se reuniram na tarde da última terça-feira (28), em Curitiba, para receber orientações sobre o embarque e a permanência na Nova Zelândia. No evento, os alunos puderam tirar dúvidas e ganharam materiais com mais informações sobre o país, como um mapa e um guia, além de uma camiseta do programa Ganhando o Mundo.

Os estudantes embarcam no fim de julho para a Nova Zelândia, para estudar durante um semestre letivo em um colégio local. Eles são alunos da 1ª série do ensino médio de colégios estaduais e também cursaram do 6º ao 9º anos em instituições de ensino da rede. Os intercambistas foram selecionados com base na nota e na frequência escolar em 2021.

Esta é a segunda edição do programa Ganhando o Mundo. No início do ano, em fevereiro, os primeiros 100 estudantes da rede estadual foram para o Canadá para um semestre letivo de estudo. Eles retornam ao Brasil na primeira semana de julho. (Repórter: Alexandre Nassa)