Em um ano, ferramenta online do IAT sobre nível dos rios registra 4.500 acessos

11/09/2021
A ferramenta online criada pelo IAT, Instituto Água e Terra, com dados sobre o nível dos rios do Paraná completou nesta semana um ano de operação com 4.500 acessos. Disponibilizada no site do IAT, a plataforma Hidroinfoparaná contém informações sobre o nível de 51 rios do Estado, pertencentes a 16 bacias hidrográficas. Os dados são atualizados toda quinta-feira.
O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A ferramenta Hidroinfoparaná foi criada para fornecer informações de precipitações pluviométricas e a cotas dos rios, dados considerados importantes, especialmente nessa época de grande escassez hídrica.
O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, explicou que as informações são fundamentais para que a população entenda as medidas que precisam tomar devido ao baixo nível dos rios, entre elas a proibição da pesca. //SONORA EVERTON SOUZA//
Ao todo, são 86 estações próprias do IAT que fornecem informações para a plataforma online, de forma remota e em tempo real. Os dados são calculados e atualizados, considerando a cota atual do nível do rio em comparação com a cota média, definida conforme o histórico de cada região.
Segundo o Coordenador da Divisão de Hidrometria, Paulo Cavichiollo, o órgão obtém, ainda, informações de outras estações em parceria com a Agência Nacional de Águas, cobrindo todos os rios do Estado com monitoramento. //SONORA PAULO CAVICHIOLLO//
Na plataforma online, as informações sobre chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados com filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação. (Repórter: Flávio Rehme)