Em Itaguajé, no Noroeste do Estado, 36 famílias em situação de vulnerabilidade social recebem novas casas

13/08/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta sexta-feira em Itaguajé, no Noroeste do Paraná, para 36 famílias, o Residencial Pedro Benedito da Silva Neto, um novo empreendimento habitacional do Governo do Estado. Foram investidos 2 milhões e 260 mil reais para custear integralmente o valor das moradias destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. Elas residiam em condições precárias ou em irregulares na cidade.
São imóveis de 32 metros quadrados, e também unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes com tamanho que permite ampliações futuras pelos proprietários.
O governador destacou que o Paraná realiza o maior programa habitacional do país, onde as famílias beneficiadas têm renda de até dois salários mínimos, o que tornaria muito difícil comprar um imóvel por meio de um financiamento imobiliário. //SONORA RATINHO JUNIOR//
A construção do empreendimento foi financiada com recursos de um financiamento do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento obtido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio do programa Nossa Gente Paraná. Com projeto construtivo, licitação e fiscalização da Cohapar, o empreendimento foi concluído em apenas 10 meses.
A área onde as casas foram construídas foi doada pela Prefeitura de Itaguajé como contrapartida para viabilização do projeto. Para o prefeito Crisogono Noleto e Silva Junior, o Juninho, a cidade de Itaguajé vem recebendo muitos investimentos estaduais e inclusive está buscando junto ao Governo do Estado mais 40 casas para o município. //SONORA CRISOGONO NOLETO E SILVA JUNIOR//
A administração municipal também executou as obras de drenagem e a instalação de galerias de águas pluviais, selecionou e deu suporte às famílias beneficiadas, que já eram atendidas por programas assistenciais do município e do governo estadual. Além de não pagarem pelos imóveis e os terrenos, elas receberam a instalação dos serviços de luz, água e esgoto de forma gratuita a partir de convênios da Copel e Sanepar.
Desde 2019, os projetos habitacionais vinculados ao Nossa Gente Paraná beneficiaram 696 famílias de baixa renda com a entrega de casas gratuitamente. Outras 756 unidades estão em construção, totalizando 108 milhões de reais de investimentos entre empreendimentos concluídos e em construção.
O presidente da Cohapar, Jorge Lange, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela companhia. //SONORA JORGE LANGE//
Para Alessandra Faustino de Souza, 39 anos, este dia tem um significado de mudança de vida, ela falou que morava de aluguel e não tinha mais condições de pagar, agora contemplada em um sorteio que deu à família a casa toda mobiliada, disse poder dar uma casa segura para as crianças, um sonho realizado. //SONORA ALESSANDRA FAUSTINO//
No mesmo evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a liberação de 2 milhões e 700 mil reais, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Os recursos serão destinados para a reforma de uma escola do município, recape asfáltico e a construção de uma capela mortuária.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, a missão da gestão estadual é melhorar a vida das pessoas em todas as áreas. (Repórter: Flávio Rehme)