Em 5 anos, 86,3 mil bebês foram atendidos pelos bancos de leite do Paraná

19/05/2025
A Semana Nacional de Doação de Leite Humano, que tem o Dia Mundial celebrado nesta segunda, destaca a importância da solidariedade entre mães. No Paraná, mais de 86 mil bebês receberam leite humano doado desde 2019, somando mais de 143 mil litros. Mesmo assim, a quantidade ainda é insuficiente para atender todos os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais. O Estado conta hoje com 15 bancos de leite humano, que incentivam a doação e apoiam o aleitamento materno. Em 2023, foram mais de 23 mil litros coletados de quase 15 mil e 700 doadoras, beneficiando cerca de 14 mil bebês. A média de anos anteriores foi semelhante. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha para ampliar o acesso a informações sobre o tema e sensibilizar profissionais e mães que podem doar.

O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa até os seis meses de vida e ainda protege contra doenças. Qualquer mulher que esteja amamentando pode doar, desde que esteja saudável, não use medicamentos que atrapalhem a amamentação e não tenha doenças transmissíveis. Não há quantidade mínima para doar. Um litro de leite pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Em alguns casos, apenas um mililitro já é suficiente para cada refeição do bebê prematuro. Antes de chegar aos hospitais, o leite passa por um processo rigoroso de pasteurização e controle de qualidade. Os principais beneficiados são os bebês prematuros e os que nascem com baixo peso. Eles ganham peso com mais facilidade, ficam mais protegidos contra infecções e têm mais chances de sobreviver. A enfermeira da Secretaria da Saúde, Jéssica Luiz Dinardi, reforça a importância dessa doação para salvar a vida de muitos recém-nascidos internados em UTIs neonatais. // SONORA JESICA DINARDI //

A lista de bancos de leite está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)