É do Paraná: governador conhece 1ª linha de articulados e biarticulados elétricos do mundo

08/05/2025
Os primeiros ônibus articulados e biarticulados do mundo 100% elétricos vão ser produzidos no Paraná. A fábrica da Volvo, em Curitiba, celebrou nesta quinta-feira a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da montadora, que é a única atualmente com capacidade para fabricar em escala o modelo, que já pode ser exportado para atender sistemas BRT de todo o mundo. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve na fábrica no bairro Cidade Industrial de Curitiba para a apresentação do modelo BZRT, que tem zero emissões de gás carbônico e baixíssimo nível de ruído. Com fabricação exclusiva na unidade brasileira da Volvo na capital paranaense, ele será produzido nas versões articulada e biarticulada. O novo produto foi desenvolvido dentro do ciclo de investimentos de um bilhão e 500 milhões de reais da Volvo no País, feito no período de 2023-2025 com apoio do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. Ratinho Junior ressaltou que a produção do veículo é um orgulho para o Estado do Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //

O Volvo BZRT biarticulado tem 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros. Com alta eficiência, é capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões. O presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques, destacou a contribuição paranaense na concepção do veículo. // SONORA ANDRÉ MARQUES //

O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cavalos. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, com autonomia para percorrer de 250 a 300 km. O tempo de recarga varia entre duas a quatro horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. O veículo elétrico usa o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão robustos e de alta capacidade que equipam o biarticulado tradicional. Com avançada conectividade, o BZRT vem pronto para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade automaticamente através de monitoramento por GPS. Esta tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou regiões perto de terminais, escolas e hospitais. (Repórter: Gustavo Vaz)