Duplicação e viadutos vão encerrar fama de mau do Trevo Gauchão, em Umuarama

30/11/2020
A rotina do dono de restaurante Roberto Donadoni começa em torno das 6 horas da manhã todos os dias da semana. Proprietário de uma churrascaria em Umuarama, ele precisa sair cedo de casa porque no trajeto tem que passar pelo Trevo Gauchão. Donadoni trabalhou por 38 anos como encarregado da Churrascaria Gauchão, um dos pontos centrais do trevo, e assumiu a chefia há poucos meses.// SONORA ROBERTO DONADONI.//

O Trevo Gauchão é o principal gargalo logístico da entrada de Umuarama de quem chega ao município por Guaíra, vindo do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul, e está a poucos metros do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e do Parque Industrial. Também é o primeiro acesso ao Centro do município, via Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, recém-revitalizada com recursos do Governo do Estado, e o ponto quase final da principal conexão do Noroeste pela PR-323. Altevir Correia da Silva, gerente do Posto Gauchão, estabelecimento vizinho da Churrascaria, afirma que a complexidade do trevo espelha a clientela que depende de Umuarama para prosperar. O município de 110 mil habitantes é o principal polo de comércio, serviços, educação e atendimento médico para moradores das cidades de um raio de até 150 quilômetros e de irmãs menores como Perobal, Mariluz, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste e Maria Helena.// SONORA ALTEVIR CORREIA DA SILVA.//

Outro que conhece bem a realidade é Osmar Luiz da Silva Almeida, funcionário da Borracharia Gauchão.// SONORA OSMAR LUIZ DA SILVA ALMEIDA.//

O Trevo Gauchão será transformado em um grande viaduto de duas alças a partir de 2021. Ele é uma das quatro partes integrantes do edital de licitação de modernização da PR-323 no perímetro urbano de Umuarama. A concorrência se encerra no próximo dia 16. Haverá, ainda, duplicação de mais de quatro quilômetros que separam o Gauchão e o acesso à Mariluz, no entroncamento com a PR-468, vias marginais com acessos à rodovia principal, além da intersecção em desnível no trevo de Mariluz. O investimento global será de 81 milhões de reais. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, é um investimento importante para uma das principais artérias do Estado, que é a PR-323. O governador reforça que investir em infraestrutura é essencial para garantir o desenvolvimento contínuo do Paraná.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR.//

Ratinho Junior ainda explicou que o Estado já viabilizou o projeto executivo da obra em Umuarama, e já colocou a licitação para acontecer. A obra completa ainda envolve drenagem, com bueiros, sarjetas, canaletas, descidas d’água, dissipadores de energia e bocas de lobo; muros de contenção; sinalização horizontal e vertical, incluindo dispositivos auxiliares; defensas metálicas; calçadas de concreto nas marginais com rampas de acesso; abrigos de pontos de ônibus; iluminação em LED com vida útil de 60 mil horas; cobertura vegetal com grama e meio-fio. O prazo de execução está estimado em 12 meses. (Repórter: Amanda Laynes)