Duplicação do Contorno Norte e viadutos na BR-277: Via Araucária divulga detalhes das primeiras obras
15/04/2025
Rodovias estaduais e federais da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais receberão em breve as primeiras obras de duplicação previstas nos contratos do novo pacote de concessões rodoviária do Paraná. Os detalhes foram divulgadas pela Via Araucária, concessionária responsável pelo lote 1, nesta semana e englobam cerca de 80 quilômetros de intervenções a serem concluídos nos próximos dois anos. A empresa passou a operar oficialmente nos trechos do lote 1 em 28 de fevereiro de 2024. Desde então, os colaboradores prestam auxílio com o uso de guinchos, caminhões de resgate, caminhões-pipa, ambulâncias e viaturas de inspeção ao longo de 473 quilômetros das BRs 277, 373, 376 e 476 e das PRs 418, 423 e 427. O contrato prevê que a Via Araucária conclua as primeiras obras até o terceiro ano de contrato. Segundo o diretor de Engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso, o primeiro ano de concessão teve dois focos principais: reestabelecimento das condições ideais de segurança das rodovias e planejamento detalhado da execução das obras de duplicação que iniciam em 2025. // SONORA PEDRO VELOSO //
Neste primeiro momento, conforme cronograma definido em contrato, as intervenções serão focadas na BR-277, PR-418 e PR-423. A BR-277 concentra o maior volume de obras neste estágio do contrato, com 27,5 quilômetros de duplicações em dois trechos principais. Na PR-423, que liga Araucária e Campo Largo, estão previstos quase 26 quilômetros de duplicações. O contrato entre a Via Araucária e a ANTT tem duração de 30 anos. Neste período, a empresa deverá aplicar quase oito bilhões de reais em obras de melhoria e manutenção nos trechos sob sua concessão, além de arcar com outros cinco bilhões e 200 milhões em custos operacionais durante a vigência do contrato. (Repórter: Victor Luís)
Neste primeiro momento, conforme cronograma definido em contrato, as intervenções serão focadas na BR-277, PR-418 e PR-423. A BR-277 concentra o maior volume de obras neste estágio do contrato, com 27,5 quilômetros de duplicações em dois trechos principais. Na PR-423, que liga Araucária e Campo Largo, estão previstos quase 26 quilômetros de duplicações. O contrato entre a Via Araucária e a ANTT tem duração de 30 anos. Neste período, a empresa deverá aplicar quase oito bilhões de reais em obras de melhoria e manutenção nos trechos sob sua concessão, além de arcar com outros cinco bilhões e 200 milhões em custos operacionais durante a vigência do contrato. (Repórter: Victor Luís)