Distribuição de mudas em troca de alimentos em Campo Mourão segue até o próximo sábado

10/08/2021
Os moradores de Campo Mourão e região podem contribuir para a campanha solidária do IAT, Instituto Água e Terra com a doação de um quilo de alimento em troca de uma muda de árvore nativa.
A ação que segue até o próximo sábado, faz parte de uma série de campanhas promovidas pelos 21 Escritórios Regionais do Instituto em todo o Estado. O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, responsável pela produção de mais de 100 tipos de mudas de árvores de espécies nativas.
As mudas são produzidas nos 19 viveiros florestais mantidos pelo Instituto e podem ser solicitadas a qualquer momento através do Sistema de Gestão Ambiental, de forma online e gratuita.
O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, explicou que quanto melhor a muda estiver preparada para ser recebida pelo solo, maiores serão as chances de ela vingar e chegar à maturidade com condições de servir de alimento à fauna silvestre. //SONORA EVERTON SOUZA//
Em Campo Mourão são distribuídas mudas de jabuticaba, gabiroba, pitanga e cereja. O participante também leva para casa uma muda de palmito, junto com a muda frutífera que escolher.
Fabiano Viúdes, chefe do Escritório Regional do IAT em Campo Mourão, afirmou que além de incentivar o plantio de árvores, também é uma forma de ajudar as famílias que mais precisam com alimentos. //SONORA FABIANO VIÚDES//
A distribuição dos alimentos no município será realizada pelo IAT, com apoio da prefeitura e das paróquias participantes. É possível doar em quatro supermercados e nove paróquias da cidade, além da sede do IAT.
Nas paróquias, as trocas de alimentos por mudas de árvores acontecem nos horários das missas. Nos supermercados é possível contribuir das 9 horas da manhã às 5 horas da tarde.
Desde o final de junho, a ação foi promovida pelo IAT em 11 municípios, com a arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos, com mais de 18 mil mudas distribuídas à sociedade. Também foram arrecadadas em torno de 4.800 peças de roupas, 1.900 quilos de ração para pets, 33 cobertores e lençóis e 82 pares de calçados.
Os locais e horários dos pontos de troca podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)